Pedalar ajuda a perder barriga?

A gordura abdominal é umas das mais difíceis de eliminar. E sendo uma das mais visíveis também, incomoda muita gente. Além disso, ela é perigosa para a saúde.

Uma dúvida comum sobre pedalar é se essa prática ajuda a eliminar os quilinhos extras na barriga.

Segundo o personal trainer Francisco Santana (Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining – Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles – Miofacial, e Inteligência Emocional – ASICC), andar de bicicleta é, sim, um ótimo exercício pra perder barriga, por ser um exercício aeróbico que queima bastante caloria.

Santana deixa claro que, pra perder barriga, é preciso perder gordura no corpo todo. É necessário um exercício aeróbico. Andar de bicicleta faz isso, porque é um exercício que trabalha os grandes grupos musculares e faz com que sua respiração e batimentos cardíacos acelerem.

© FreeForce

Santana complementa que se emagrece quando o número de calorias que gasta é maior do que o que consome, e você precisa de um déficit de 7700 calorias para perder 1 quilo de gordura. Isso quer dizer que, se você cria um déficit de 550 calorias por dia, você perde meio quilo por semana. Uma pessoa de 70 quilos perde cerca de 270 calorias andando de bicicleta por meia hora entre 19 e 22 km/h, e cerca de 340 calorias em meia hora andando de bicicleta entre 22 e 25 km/h. Quanto maior seu peso, mais calorias você perde, e o mesmo vale para a intensidade do exercício. Então, andar de bicicleta pode ajudar muito a criar o déficit de calorias necessário para perda de peso, e, consequentemente, perda de barriga. Além disso, andar de bicicleta tonifica os músculos das suas pernas, aumentando também sua queima de calorias em repouso, já que músculos queimam mais calorias do que gordura.

Também é importante saber como intensificar o pedal para queimar mais calorias. Santana dá as seguintes dicas:

Velocidade: Quanto maior a sua velocidade, mais calorias você gasta. Comece devagar, aquecendo os músculos, e aumente sua velocidade para até cerca de 25km/h. Com a velocidade maior, você usa mais seus músculos, queima mais calorias e perde mais peso.

Resistência: Você já está pedalando na velocidade máxima, mas ainda quer mais? Aumente a resistência do seu exercício encontrando um terreno inclinado onde você possa pedalar. Como você tem que forçar mais seus músculos para fazer a bicicleta se mover, você perde mais calorias.

Treino de Intervalo de Alta Intensidade: Esse é o tipo de exercício favorito de muitas pessoas, já que ao fazer intervalos de alta intensidade no meio do exercício, você queima calorias mais rápido do que mantendo o mesmo ritmo. Se você já está se exercitando na bicicleta há algum tempo e quer gastar mais calorias, comece seu exercício com 5 minutos de aquecimento, aumente para uma velocidade por 1 minuto, e então pedale com todas as suas forças por 30 segundos. Depois disso, diminua o ritmo por 5 minutos para descansar e repita. Com o tempo, conforme você se acostuma ao treino de intervalo, você pode começar a aumentar o intervalo de alta intensidade e diminuir seu tempo de descanso. As explosões de energia do treino de intervalo te fazem queimar mais calorias e fazem com que seu coração e pulmões trabalhem mais.

© FreeForce

E, é preciso caprichar na alimentação. A dica do personal aqui é comer muitos vegetais e frutas, fibras e proteínas. Nunca faça seus exercícios pouco depois de comer; espere pelo menos uma hora antes de começá-los, e sempre faça um lanche depois dos exercícios, preferencialmente um carboidrato ou proteína (ou uma combinação dos dois), já que isso ajuda a criar músculos.

Mas, lembre-se: antes de iniciar qualquer procedimento para perder peso, é essencial consultar um médico, para fazer as coisas da maneira correta e sempre cuidando bem da sua saúde.

© FreeForce