E-bikes

Bélgica lidera a Europa em e-Bikes, já que metade das bicicletas vendidas agora são elétricas

A organização de mobilidade Traxio partilhou com o governo belga números que indicam que metade das vendas de bicicletas na Bélgica são agora eléctricas.

Falando numa conferência sobre mobilidade sustentável, a Bike-Eu relata que Philippe Decrock, da Traxio, disse aos ministros: “Uma em cada duas bicicletas vendidas hoje é uma e-bike, enquanto há dois anos ainda era uma em cada três bicicletas. A maior autonomia que as e-bikes são hoje capazes é uma razão importante para este notável crescimento na quota de mercado. Atualmente, a e-bike é usada com mais frequência para ir ao trabalho ou à escola.”

Como resultado da crescente popularidade da bicicleta assistida, a região está avaliando cuidadosamente os regulamentos, e a Traxio apoiará a proposta do ministro do Consumidor, Kris Peeters, de que o seguro não seja um requisito para e-Bikes que geram velocidades abaixo de 22,5 km/h, excluindo aquelas que operam através de um acelerador. Um seguro de responsabilidade civil geral provavelmente cobrirá quaisquer sinistros que surgirem, diz-se.

Além da fronteira com a Alemanha, as vendas de bicicletas elétricas cresceram cerca de 12% em relação ao ano anterior e rapidamente conquistaram quota de mercado das vendas a pedais, totalizando uma em cada oito vendas em março de 2016 , mas desenvolvendo-se rapidamente em toda a cidade, trekking e categorias BTT.

Fonte