‘Antichuva’

A Câmara Municipal de Barcelona começou a trabalhar na implementação de um interessante (e inovador) tipo de pavimento em duas zonas cicláveis ​​da cidade com o objetivo de melhor escoar a água nesses troços e reduzir os acidentes causados ​​pela chuva.

Ainda é cedo para saber se é realmente eficaz ou não, mas a ideia certamente é atrativa. Trata-se de um novo pavimento, feito com material permeável, que está atualmente em testes em Barcelona.

Já começaram a colocá-lo na ciclovia da rua Jordi Girona, entre a rua John Maynard Keynes e o Paseo dels Til·lers, no bairro Les Corts, bem como em frente ao estacionamento da Plaza de la Universitat.

Segundo o governo municipal, estudos realizados pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) indicam que este tipo de pavimento pode conseguir uma redução potencial entre 44% e 92% nas quedas por escorregamentos quando o solo está molhado.

Nas palavras do próprio município, o novo asfalto terá “uma capacidade de infiltração elevada e variável em função da carga hidráulica. As suas propriedades de drenagem podem contribuir para reduzir o risco de inundações em episódios de chuvas fortes, tornando-se uma boa alternativa complementar ao grandes ações em coletores e tanques da cidade”.

Por enquanto, a ciclovia terá 100 metros deste novo pavimento e a Plaza de la Universitat terá 10, na entrada do estacionamento.

A ideia é pegar dados de quatro anos e, depois, poder avaliar se ele é realmente eficaz e reduz, como esperado, o índice de acidentes de ciclistas em dias de pista molhada.

Embora seja verdade que se trata de uma experiência piloto, um teste, a priori parece que 110 metros de pavimento novo podem não ser suficientes para chegar a uma amostra representativa. Mesmo que os dados sejam coletados por 4 anos.

Deve-se levar em consideração também que o objetivo é ajudar o sistema de drenagem da cidade já existente e que, em ocasiões de chuvas significativas, pode demorar mais do que o desejado para fazer desaparecer a água acumulada. Seja como for, se vai diminuir as quedas de bicicleta, seja bem-vindo.