Velho Oeste

O Estado de Santa Catarina acaba de ganhar mais uma rota de cicloturismo, o Circuito Velho Oeste. São 322 km, totalmente sinalizados, que passam por 13 municípios, com partida e chegada em Cunha Porã (SC).

Os atrativos são inúmeros, como cachoeiras, natureza e belas paisagens e comidas típicas da zona rural catarinense. Ao longo dos últimos anos, o trabalho com os agricultores foi extenso e contou com vários tipos de formação, desde a boa utilização das redes sociais à valorização do conceito de território, passando pelas melhores práticas de turismo.

“Tivemos o cuidado de não criar grandes expectativas e sugerir grandes investimentos. Ao contrário, deixamos claro que o retorno é certo, porém lento”, explica a enfermeira e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Kiciosan Galli, que fazia pesquisa de campo para o seu doutorado e viu ali uma oportunidade de criar um roteiro.

© Rodolfo Espíndola/Agência AL

Enquanto cuidavam desse engajamento, as visitas técnicas, o mapeamento da rota e a sinalização foram evoluindo junto. Os 322 km do percurso estão inteiramente sinalizados com setas amarelas e placas-diretório com informações gerais na entrada de cada um dos municípios.

O circuito é gerido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) como um projeto de extensão. Mas a equipe já está de olho nas próximas prioridades: criar uma associação com os empreendedores do circuito para que eles façam a gestão a partir de dezembro de 2024 e fazer parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

Veja mais:  https://bit.ly/3Wb7a8b