Trilha da Petrobrás

A reabertura da Estrada do Rio Pardo, conhecida como Trilha da Petrobrás, em abril de 2022 é um sucesso. Os números desta ação, liderada pela Fundação Florestal (Governo do Estado de SP), com apoio técnico da Aliança Bike, provam o potencial do cicloturismo e do mountain bike.

Encravada na Serra do Mar, são dois percursos: Salesópolis – Caraguatatuba, com 60 quilômetros e 1.600 metros de subidas acumuladas; e Salesópolis – São Sebastião, com 76,8 km e 2.600 metros de desnível positivo. Ambas localizadas nas dependências do Parque Estadual da Serra do Mar.

“Foi essencial ter os ciclistas ao nosso lado para que as medidas de gestão mais adequadas fossem tomadas de forma a garantir uma visitação segura na estrada do Rio Pardo”, diz Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal.

O sucesso da reabertura também pode ser medido pela reação da comunidade ao redor do parque, que aprovou a medida e pode ampliar as possibilidades de comércio ao redor e sentir mais segurança. “No passado, quando a estrada não tinha controle na portaria, estava à mercê de criminosos”, diz Ana Lúcia Wuo, gestora do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Padre Dória

Principais números:

+ 6.356 ciclistas desceram a trilha da Petrobrás entre abril de 2022 e dezembro de 2023

+ 3.791 ciclistas (abril a dezembro de 2022)

+ 2.565 ciclistas (janeiro até dezembro de 2023)

+ A média é de 318 ciclistas por mês, o que dá cerca de 80 ciclistas por final de semana

Veja mais: https://bit.ly/bnpetrobras2

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News