Quais são as diferenças entre perder peso e perder gordura?

Sabia que quando você perde peso, nem sempre perde gordura também? É importante entender bem esse assunto, porque muita gente, querendo eliminar gordura, perde só peso. Outros ficam confusos porque começam a fazer exercícios e aumentam de peso.

Tudo começa com dois fatores fundamentais: ganhar massa muscular, que pesa mais, e, portanto, ganhar peso; e perder líquidos, que se recuperam rapidamente e, portanto, você não perderá um peso real, porque o recuperará assim que beber água.

© Pexels

Nosso peso não é só gordura: é também água, músculos, ossos e órgãos. Ou seja, se você quer emagrecer, a sua missão é perder gordura, e não peso. Perder peso é perder músculo, densidade óssea e líquidos, e isso é um grande risco para a saúde. Já perder gordura progressivamente é saudável.

E, para perder gordura, o ciclismo é perfeito. Pedalar queima gordura. Inicialmente, talvez você não perca peso, porque vai ganhar massa muscular. Ou seja, você pode até aumentar de peso, mas vai perder gordura.

© EnvatoElements

Só tenha em mente que é um processo longo e paciência é necessária. A gordura acumulada nos adipócitos brancos é difícil de eliminar. Não acredite em dietas milagrosas, porque seu efeito rebote será ainda maior se você estiver pedalando. E a parte nutricional, deixe nas mãos de especialistas, e sempre se alimente de forma saudável, variada e em quantidades proporcionais (todos comemos quantidades excessivas, muito mais do que o necessário).

Também é aconselhável monitorar a sua gordura corporal. E não é medindo o seu IMC. Um exame profissional confiável é o DEXA (Dual-energy X-ray Absorptiometry), uma aplicação de raio-X que se tornou uma importante ferramenta no planejamento de atividades físicas. Com um levantamento de imagens e dados, o exame mede com precisão a massa muscular, óssea e adiposa do corpo todo, e dos membros separadamente. Com isso, é possível adequar a carga de exercícios e a alimentação para cada tipo de condicionamento físico desejado, com melhores resultados, mais rápido e com menos risco de lesões.

Viu como gordura e peso são coisas bem diferentes? Nem na hora de medir, o procedimento é o mesmo. Por isso, se você quer perder gordura, agora já sabe melhor o que fazer. E não se esqueça: menos milagres, mais medição e alimentação saudável e muito exercício. Vamos deixar toda a gordurinha indesejável nas rodas da bicicleta.

© Divulgação