Quase todo mundo quer perder peso para melhorar a aparência e também para a melhora geral da saúde. Pedalar é um caminho para um estilo de vida saudável e uma forma muito gostosa de atividade física que ajudará a perder peso. Mas fazer a primeira pedalada ou pedalar com frequência pode não parecer tão fácil. É necessário uma dose de motivação e determinação para criar uma rotina e ter paciência a fim de perceber os benefícios que virão em curto, médio e longo prazo.

Crie um planejamento

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de perder peso de forma saudável. Depois que atingir o peso desejado, pedalar se torna uma excelente maneira de manutenção do peso enquanto que ao mesmo tempo tonifica os músculos – além de ser uma atividade muito divertida e não monótona. Então, se você já estava pensando nisto, é hora de parar de pensar e começar a agir hoje mesmo. Afinal, por que esperar mais?

Os benefícios – Por que pedalar?

Enquanto muitos tipos de exercícios repetitivos causam danos às suas articulações, andar de bicicleta faz exatamente o oposto. Pedalar é uma atividade de baixo impacto, fortalece os músculos do quadril, isquiotibiais e glúteos, e ao mesmo tempo queima gordura mais facilmente que a corrida.

Seu corpo também continua a queimar calorias por um bom tempo após o término da atividade, enquanto toma banho, descansa, ou assiste televisão. Isto não é fantástico?
Por onde começar?

© g-stockstudio / Shutterstock

Ao decidir que quer perder peso pedalando, o primeiro passo será tomar algumas decisões:

  • 1. Quer andar de bicicleta sozinho, com um amigo ou em grupo? Todos estes formatos podem funcionar, e você só precisa escolher o que mais lhe atrai. Algumas pessoas preferem iniciar sozinhas até adquirirem confiança para fazer parte de um grupo, outras já acham que iniciar com um amigo ou em grupo lhes dará mais motivação. Algumas mais cuidadosas fazem aula com profissionais especializados até adquirirem técnica e postura correta de pedalada para depois ingressar em um grupo. O próprio profissional que lhe dará as aulas poderá facilitar a sua entrada em um grupo de pedal.
  • 2. Quando a pedalada será inserida na sua agenda? A maneira mais fácil de incorporar uma sessão de pedalada diária na sua rotina é começar pedalando de casa para o trabalho pelo menos um dia da semana. Se você se sente segura com a pilotagem da bicicleta, se está segura com o percurso, se há chuveiros em seu escritório, então, esta é uma ótima opção. Mas se isto não é prático e em curto prazo está fora de cogitação, você precisará decidir se vai acordar cedo para pedalar antes do trabalho ou se irá pedalar à noite após o trabalho.
  • 3. Você está pronta para andar de bicicleta ao ar livre ou você prefere começar em locais fechados? Geralmente a melhor opção é a pedalada ao ar livre, mas se você não se sente confortável neste momento, uma opção é se inscrever para uma aula de spinning ou comprar um “rolo fixo”, equipamento que permite que você use sua bicicleta dentro de casa como se fosse uma bicicleta ergométrica. Faça isto até que seu nível de confiança e condicionamento tenham aumentado para que você esteja pronta para as pedaladas ao ar livre.
  • 4. Contratar uma escola ou um personal. Às vezes, contratar o serviço de uma escola ou de um personal é a única maneira de garantir que a sua pedalada irá acontecer.
  • 5. Definir um objetivo e cumpri-lo. Sempre é mais fácil de inserir uma nova prática se você tem uma meta a cumprir. A melhor maneira de garantir que a nova prática fará parte de sua agenda é dar-se um objetivo. Embora possa ser tentador ter como objetivo a perda de peso, é mais saudável e divertido se você escolher um alvo relacionado com a distância e desempenho. Uma forma de impulsionar a pedalada na sua rotina é se inscrever para uma competição. Escolha uma data que esteja dentro de um prazo suficiente para você se preparar. Pague a inscrição, comprometa-se, porque uma vez que você já se inscreveu e pagou a taxa, você não tem muita escolha a não ser relaxar e treinar. Certifique-se de dizer para a sua família e amigos que você já se inscreveu para uma competição ou evento, para que eles possam ajudá-la a se manter motivada. Com isso a data da competição não passará despercebida.

Pedalar é uma atividade de baixo impacto, fortalece os músculos do quadril, isquiotibiais e glúteos, e ao mesmo tempo queima gordura mais facilmente que a corrida.

© Jean-Philippe WALLET / Shutterstock

Chega de desculpas

Todos fazemos isso. Você acorda de manhã, olha pela janela, vê a chuva e pensa: “ah, não vou pedalar hoje”. Mas se você está convicta e tem um sério propósito de perder peso, a sua pedalada vai acontecer, faça chuva ou faça sol!

Dicas de motivação para vencer o jogo

  • Se a motivação realmente não vem fácil e você tem que lutar consigo mesma todas as manhãs para iniciar a sua pedalada, seja para o trabalho ou para o treino, tente algumas destas dicas – elas podem parecer um pouco extremas, mas perda de peso é tudo sobre amor próprio e autoestima.
  • Se você escolheu a opção pedalar para o trabalho, deixe o seu carro distante de seu lar, na casa de um parente ou amigo, em um estacionamento num bairro distante de sua casa, desta forma não terá como ceder à tentação de usar o carro, seja por uma condição climática ou simplesmente desânimo.
  • Cada vez que você ceder e usar o carro ou táxi para trabalhar, ou simplesmente não ir ao treino, tente compensar com uma pedalada em outro horário.
  • Se definitivamente você não vai usar a bicicleta para ir ao trabalho é imprescindível que você contrate um treinador ou então compre o rolo fixo para fazer seus treinos indoor.

Lenta mas consistente

Não desanime se não obtiver resultados imediatos de seus esforços. Começar perdendo apenas algumas gramas por semana é perfeitamente normal, uma velocidade segura e saudável para perder peso. O importante é manter o ritmo. Lembre-se também de que andar de bicicleta fortalecerá seus músculos. Se seu peso não mudou, não significa que não teve resultados. Concentre-se nas medidas corporais, e lembre-se que 10 kg de músculo é diferente de 10 kg de gordura. Persevere para obter o que deseja.

Escolher o equipamento certo

Antes de partir para sua missão de perder peso pedalando, é importante ter a bicicleta correta para o tipo de uso que fará. Se escolheu usar a bicicleta como meio de locomoção, ou se escolheu treinar em estrada, saiba que para cada tipo de uso o modelo da bicicleta pode mudar. O importante é garantir que seja uma bicicleta própria para lhe dar conforto em sua prática.

Procure a orientação de profissionais especializados. Esqueça a ideia de comprar por internet e seguir orientação de “curiosos”. O fato de uma pessoa pedalar muito, ou pedalar há muito tempo, não significa necessariamente que esta pessoa seja conhecedora do assunto ou que seja sinônimo de informação correta.

Vá a uma loja especializada onde será informada sobre o tipo de bicicleta adequada à prática que você escolheu. Você também vai precisar investir em roupas de ciclismo bem ajustadas, confortáveis e respiráveis para o verão, e também roupas impermeáveis para épocas de chuva e frio.

É necessário obter os equipamentos de segurança como capacete e óculos, além das luzes dianteira e traseira para a bicicleta, como também algumas ferramentas para reparo de pneu e conserto de corrente.

Dieta e nutrição

Claro que para perder peso você precisará fazer algumas alterações na sua dieta, a fim de obter o melhor resultado do seu programa de pedalada. Embora seja incrível e tentador aderir a certas dietas populares para manter o peso, é preciso pensar a longo prazo. Tudo o que você precisa fazer é manter uma dieta equilibrada e saudável, manter-se hidratada e controlar o tamanho da porção desejada.

Neste caminho de perda de peso é imprescindível consultar um médico e um nutricionista. Conte a ele seus objetivos com a pedalada para que ele possa adequar sua dieta à pratica de exercícios frequentes.

Então, quer fortalecer a musculatura do seu corpo e perder peso de maneira saudável? Comece a pedalar. Logo você vai descobrir muitos outros motivos para continuar utilizando a bicicleta no seu dia a dia, como a economia deste veículo e a sensação de liberdade, e a pedalada se tornará um hábito arraigado em seu cotidiano.