O joelho e o pedal

Por Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do Instituto ITC Vertebral de Guarulhos.

Nosso joelho é composto por uma série de músculos e ligamentos, sendo uma das articulações mais importantes do nosso corpo. Dentre os ligamentos mais importantes, temos o cruzado anterior; posterior; medial e lateral, outra estrutura que é super importante é o menisco. Mas o que é isso? O menisco tem como função absorver os impactos que nosso joelho sofre.

Agora sabendo um pouco mais sobre essa articulação, podemos explorar as vantagens de andar de bicicleta para o joelho.

Andar de bike é uma ótima atividade física para a saúde, além de trazer uma sensação de bem-estar, e aliviar o estresse, ao praticar esse exercício, trabalhamos várias partes do nosso corpo, como a coxa, musculatura do abdômen, quadríceps, panturrilha, braços, ombro, e muitos outros, ajuda no fortalecimento do joelho. Por isso vamos começar falando sobre esse ponto.

Você sabe a importância de fortalecer o joelho? Como fisioterapeuta, acho de estrema importância falar isso antes. Essa articulação é uma das que mais utilizamos em nosso cotidiano, além de ser uma das mais complexas também, por isso é de suma importância que essa esteja fortalecida, não só para andar de bike, mas para fazer qualquer tipo de esporte, afinal, são eles que sustentam o nosso peso.

© EnvatoElements

Por isso é essencial que nossa articulação esteja saudável e forte para esse exercício, abaixo indico algumas formas para se fazer isso:

  • Antes de começar a pedalar, aqueça;
  • Ter uma postura correta, evita dores;
  • Faça ajustes necessários na sua bicicleta;
  • Cuidado com mudanças (constância em seus equipamentos).

Mas muitas das vezes, mesmo com essas dicas, as pessoas apresentam dores nos joelhos e sem sabem o motivo, e podem ser vários, sabia?! Alguns dos principais são, doenças degenerativas (artrites, artroses, artrites reumatoides); tendinite patelar; condromalácia patelar e síndrome da banda iliotibial. Por isso é sempre bom, ficar de olho nos sinais que nosso corpo dá, se consultar com um médico. Esse por sua vez, irá tirar o paciente do quadro de dor, prescrevendo alguns remédios e depois trabalhará no fortalecimento do músculo.

Mas afinal, andar de bike é uma boa para nosso joelho?

Sim, é uma ótima! Como já mencionei acima, esse exercício ajuda no fortalecimento do músculo, e de outras partes do corpo. Mas para quem possui dores ou propensão de ter algum problema no joelho, o exercício precisa ser feito com cautela, e claro, com o aval de um especialista, médico ou fisioterapeuta.

Para finalizar, selecionei alguns exercícios que ajudam no fortalecimento do joelho e que você possa sair pedalando por ai!

–  Agachamentos: São fundamentais para o fortalecimento, o mais conhecido é o livre por não necessitar de nenhum peso;

Elevação de pernas: Esse exige muita coordenação e equilíbrio do corpo;

Afundo: Previne lesões na região do joelho, ajudando a melhorar a performance;

Pular corda: Também ajuda no equilíbrio e na estabilidade da perna.

© EnvatoElements