Novas pesquisas

Um estudo recente no The FASEB Journal, apoia a ideia de que a atividade física pode melhorar a saúde intestinal. O estudo, no entanto, diz que é menos sobre intensidade e mais sobre duração quando se trata de apoiar sua saúde intestinal – e os especialistas dizem que você precisa se mover mais, com mais frequência para realmente obter os benefícios.

Microbioma. A diversidade de bactérias benéficas em todo o sistema digestivo – chamado microbioma – tem sido associada a uma série de vantagens para a saúde, incluindo sono mais profundo , melhor humor e função do sistema imunológico mais forte . Embora a nutrição desempenhe um papel importante na melhoria da saúde intestinal , um estudo recente no The FASEB Journal complementa pesquisas anteriores sugerindo que a atividade física é igualmente importante. O que há de novo nessas descobertas é que quanto tempo você se exercita pode oferecer mais impulso do que um treino mais curto, porém mais intenso.

© Free Force

Como foi feito o estudo? Para investigar como o exercício molda o microbioma em não atletas, os pesquisadores analisaram um grupo de 350 adultos de meia-idade, coletando dados sobre atividade física , dieta, peso corporal, força de preensão manual e composição de bactérias intestinais.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que participaram de mais de 150 minutos por semana de atividade física aumentaram tanto a riqueza quanto a diversidade dos biomas intestinais, em comparação com os participantes do estudo que se exercitaram menos, o que era um resultado esperado, principal autor Shrushti Shah, Ph.D. (c), pesquisadora do departamento de nutrição, metabolismo e genética da Universidade de Calgary, disse ao Runner’s World.

© Free Force

Shah disse: “foi surpreendente descobrir que quando a intensidade do exercício foi examinada, a duração foi mais benéfica do que a intensidade . Embora mais pesquisas precisem ser feitas para determinar o motivo, ela acrescentou que simplesmente ser mais ativo ao longo do dia – não apenas em uma sessão de exercícios planejada – pode ser o que está levando a uma melhor saúde intestinal”.

E tem mais benefícios. Um mecanismo potencial desse efeito é a redução da inflamação. Um estudo de 2021 na Frontiers in Nutrition, analisando a interação entre o desempenho do exercício e o microbioma, observou que o exercício intenso tende a aumentar a inflamação temporariamente, enquanto o exercício moderado é conhecido por diminuir esse efeito.

Além disso, o estudo mostrou que as mudanças no microbioma não eram as mesmas entre diferentes grupos de indivíduos quando classificados por peso. As mudanças mais benéficas foram observadas em indivíduos categorizados como peso normal em comparação com o sobrepeso. Isso foi verdade mesmo quando os do último grupo realizaram mais atividade física do que as pessoas na categoria de peso normal, disse Shah.

Shah disse que esse é outro aspecto para pesquisas futuras, acrescentou ela, mas a lição é a mesma para todos: mova-se com mais frequência e seu intestino agradecerá. “Com base nesses resultados, todos devem procurar atingir pelo menos os 150 minutos recomendados de atividade física de intensidade moderada por semana para manter um microbioma saudável”, disse Shah. “Isso não significa ir à academia com mais frequência, significa apenas ser mais ativo fisicamente em geral.”

© Free Force