Só benefícios

Estresse, ansiedade, depressão, e uns quilinhos a mais, incomodam milhões de brasileiros.

Atividade física pode ajudar, e muito, a combater e aliviar essa prejudicial e desconfortável situação. Exercícios que envolvem respiração e que liberam mais endorfina e serotonina fornecem contribuição extra para melhorar e prevenir transtornos mentais.

Segundo dados divulgados neste ano pela OMS (Organização Mundial de Saúde), 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade. Esse número é ainda maior entre as mulheres (34,2%) e na população entre 18 e 24 anos (31,6%).

© EnvatoElements

No entanto, há outro importante número que aponta a prática regular de atividade física como fator preventivo a estes transtornos, reduzindo em cerca de 60% o risco de desenvolver ansiedade, segundo a revista científica Frontiers in Psychiatry. “As atividades físicas ajudam a diminuir o impacto da doença em pessoas que já sofrem com ela. Qualquer exercício trará benefícios e promoverá sensação de bem-estar, mas, de modo geral, aqueles que envolvem a respiração, liberando mais endorfina e serotonina (o chamado hormônio da felicidade) contribuem ainda mais com a prevenção”, aponta Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

Assim como as atividades físicas, uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes, também ajuda no combate aos transtornos mentais. Mas, mesmo nos casos mais leves, é indispensável procurar ajuda médica para tratar a doença de maneira adequada, bom como para começar a atividades físicas de modo apropriado.

© EnvatoElements

Veja, abaixo, 8 atividades e escolha a suas, ou, as suas:

  1. Pilates: trabalha a respiração, uma das maiores dificuldades de quem sofre com ansiedade. Possibilita o controle e a conexão entre corpo e mente, contribuindo até mesmo para o alívio de muitas condições patológicas.
     
  1. Caminhada e corrida: Liberam muita endorfina e reduzem o nível de cortisol (o hormônio do estresse) no corpo. O ideal é fazer ao menos 30 minutos por dia por 3 vezes na semana.
     
  2. Ginástica: atividade bem completa, pois trabalha vários grupos musculares de uma só vez. Colabora significativamente com a qualidade do sono, fator associado normalmente à ansiedade.
     
  3. Flex Circuit – Alongamento: circuito de exercícios visando aprimorar a postura e a flexibilidade, trabalhando diversos grupos musculares, como glúteos, tronco, braços e pernas. Relaxa a mente e o corpo, ajudando a aliviar o estresse.
     
  4. Yoga: promove o relaxamento, a flexibilidade e o vigor físico em atividades físicas de baixo impacto. Ainda ajuda a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, a força abdominal, a digestão e a controlar o peso.
     
  5. Dança: Além de movimentar o corpo e possibilitar a melhora em vários quesitos no que se refere à saúde física, contribui com o alívio do estresse, elevando a autoestima e o humor.
     
  6. Musculação: Excelente para o relaxamento do corpo e da mente. Ajuda a aperfeiçoar o condicionamento físico, a ganhar força e a fortalecer os músculos, proporcionando uma noite de sono de mais qualidade.
  7. Ciclismo: faz tudo o que foi mencionado acima e muito mais. A bike te alforria do trânsito, te faz chegar mais rápido, economiza grana, liberta e embeleza a cidade, aproxima as pessoas, aumenta sua capacidade cerebral, combate doenças, te ajuda a controlar o peso de maneira divertida, e te deixa mais jovem. Melhora seu fôlego, seu humor e seu sono. De bike você vai mais longe, sente o vento no rosto, conquista, se supera. De bicicleta você ajuda a si mesmo, a cidade, as pessoas e o planeta. A bicicleta é vida, é mais saúde física, mental e emocional, é mobilidade humanizada e eficiente, é liberdade é sustentabilidade… de bicicleta você viva mais e melhor!
© EnvatoElements

Veja mais: Os 30 benefícios de pedalar  https://revistabicicleta.com/diversos/e-sempre-bom-relembrar-os-30-beneficios-de-pedalar/

Baseado no artigo da assessoria 2PRÓ Comunicação da Cia Athletica. https://www.ciaathletica.com.br/