Estudo mostra que dormir mais ajuda a perder peso

São tantos os fatores envolvidos no ganho de peso que é um grande desafio descobrir quais são os que mais afetam problemas como a obesidade. Entre todos eles, um estudo acaba de confirmar que dormir mais pode ter um impacto muito positivo se o objetivo é perder quilos.

O estudo, publicado no JAMA Internal Medicine, esta semana, mostra que dormir o suficiente reduz a ingestão calórica sem alterar sua dieta ou rotina diária.

© Universiade-de-Wisconsin-Madison-capa-scaled.webp

Um grupo de pesquisadores, liderado pela Dra. Esra Tasali, da Universidade de Chicago e da Universidade de Wisconsin-Madison, realizou um ensaio clínico com 80 pessoas com excesso de peso entre 21 e 40 anos. Entre eles, eles descobriram que as pessoas que dormiram menos de 6,5 horas passaram a consumir 270 calorias a menos se aumentassem 1,2 horas de sono.

Com essa rotina de sono, os pesquisadores sustentam que estaríamos falando de uma redução de 12 kg de peso em três anos para esse tipo de pessoa, sem mudança de hábitos. Os resultados foram ainda melhores em outros casos específicos do estudo, onde a ingestão de calorias diminuiu em até 500 calorias quando melhoraram o descanso.

As mudanças apareceram em duas semanas após os pacientes mudarem seus hábitos noturnos e, embora o estudo não tenha sido projetado para analisar a perda de peso, acabou encontrando essa informação. “Muitas pessoas lutam para encontrar uma maneira de diminuir sua ingestão calórica para perder peso. Bem, apenas dormindo mais, é possível reduzi-lo substancialmente”, explicou a Dra. Esra Tasali. “Se hábitos saudáveis ​​de sono forem mantidos por mais tempo, isso levará a uma perda de peso significativa ao longo do tempo”, concluiu.

Fonte