O ciclismo é uma atividade democrática. Assim como acontece com a corrida, não é preciso muito para começar. Uma bike mais confortável, uma roupa leve e disposição são suficientes. Fazer um check-up para saber se há alguma condição ou doença que seja algum empecilho para a atividade também é importante. Porém, mesmo apto a praticar, com os quilômetros acumulados, é possível acumular dores musculares e falta de disposição.

Depois de algum tempo praticando o ciclismo, o condicionamento já melhora e o resultado também pode ser percebido na redução das medidas. Mas, depois de conquistar a intimidade com a bicicleta e o amor pelo esporte, vale a pena investir em exercícios para fortalecer a musculatura e melhorar o seu desempenho.

Separamos três dicas de exercícios que podem te ajudar a aumentar os quilômetros, a disposição e a saúde. Confira:

Pular corda

© Google Imagens.

Pular corda é um grande treino, que funciona para os tornozelos, panturrilhas e pernas, bem como para a sua coordenação. Quando pular corda do jeito simples ficar fácil demais, mude para pulos triplos e movimentos acelerados. Essa atividade, que até parece brincadeira, ajuda muito no equilíbrio, fundamental para o ciclismo. Quando se está pulando corda é preciso ficar atento a cada movimento e assim sua concentração também é trabalhada. A prática auxilia ainda na melhora a capacidade cardiorrespiratória, que dará mais impulso a sua resistência na bike.

Pilates

© Google Imagens.

Nada assusta mais um atleta iniciante do que lesões que podem impedir o seu desempenho e prática. O pilates é um ótimo aliado neste quesito. Pilates não desenvolve algumas partes do corpo e outros menos. Durante o treinamento, o pilates concentra-se na força do núcleo, que treina o corpo como um todo. Este exercício promove força e desenvolvimento muscular equilibrado, assim como flexibilidade e aumento da amplitude de movimento para as articulações. O que é fundamental para melhor aproveitamento na bike. A atividade se popularizou nos últimos anos e não é difícil encontrar estúdios e acadêmicas que a ofereçam. Para praticar, basta ter roupas leves e, diferente dos demais exercícios, é ideal adquirir uma meia para pilates, afinal aqui o tênis é dispensado, para que você se sinta ainda mais integrado ao seu corpo.

Musculação

© Google Imagens.

A diferença entre um ciclista que se dedica à musculação e aquele que evita entrar numa academia é especialmente percebida nos árduos momentos em que uma ladeira bastante íngreme aparece no caminho. Esta prática irá te ajudar a sofrer menos nessas horas, proporcionando uma musculatura preparada para qualquer desafio. O treino de musculação para ciclistas deve ser focado principalmente nos membros inferiores, com exercícios como leg press, cadeira extensora, mesa flexora, flexão plantar, abdução e adução. Porém, também é importante trabalhar o fortalecimento dos membros superiores e da região central (formada pelo abdômen, lombar e quadril), responsáveis pela sustentação do atleta.