Coração

Exercício intenso e coração

Um estudo realizado por seis cientistas e publicado no  European Heart Journal revelou que o exercício intenso traz mais benefícios para o coração do que se pensava. Na verdade, ele afirma que entre 15 e 20 minutos deste tipo de exercício por semana são suficientes para reduzir a mortalidade entre 16% e 40%.

Não é novidade que o exercício físico faz bem à saúde em geral e ao coração em particular, uma vez que o sedentarismo está associado a diversas doenças cardiovasculares, entre outros malefícios.

Porém, a novidade é que o valor apresentado por estes investigadores é inferior a algumas recomendações habitualmente dadas, como o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, que estabelece esta recomendação em 75 minutos por semana. Desta forma, o estudo mostra que os benefícios do exercício intenso são mais poderosos do que se acreditava anteriormente.

Estudo em larga escala produz dados de grande importância

O estudo, publicado há poucas semanas, analisou o caso de quase 72 mil pessoas. Os participantes receberam uma espécie de ‘rastreador’ para coletar todas as informações sobre o nível de intensidade dos exercícios que realizaram. Dessa forma, conseguiram descobrir o tipo de exercício que faziam com muito mais precisão do que com os questionários tradicionais, que podem deixar passar algumas atividades físicas.

Uma vez recolhidas as informações, cruzaram dados: por um lado, a frequência e intensidade do exercício; de outro, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares num período de quase sete anos.

Após análise dos resultados, concluíram que o risco de doenças cardiovasculares foi bastante reduzido em pessoas que realizavam exercícios moderados e intensos com frequência.

Por outro lado, aqueles que praticavam exercícios com mais frequência eram aqueles que apresentavam níveis mais baixos de doenças cardiovasculares.

Fonte