COMO UM ATLETA SE PREPARA PARA AS OLIMPÍADAS?

Quando um atleta decide se preparar para os Jogos Olímpicos, é colocado em prática um plano de 4 anos em que cada sessão de treinamento visa que o atleta chegue em sua melhor condição possível na data indicada.

O ciclo olímpico

O ciclo olímpico é um período de quatro anos consecutivos que decorre entre a Olimpíada e a Olimpíada. É a referência dos treinadores para o planejamento da formação de atletas que aspiram a participar dos Jogos Olímpicos. Os treinadores planejam com esse objetivo principal, mas os atletas devem primeiro passar pelos torneios de qualificação e preparação.

A periodização de um ciclo olímpico não consiste em um único ciclo em que o desempenho do atleta aumenta por 4 anos. Mas um conjunto de ciclos estruturados de forma lógica, para que, com o cumprimento dos objetivos traçados para cada ciclo, o atleta consiga atingir o máximo desempenho ao objetivo olímpico.

Para isso, o técnico e o atleta determinam metas esportivas e de desempenho a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, marcas que se deve alcançar ou valores de desempenho físico das capacidades condicionais de sucesso na especialidade.

Após definir essas metas intermediárias, o técnico desenvolve a estratégia a ser adaptada ao calendário competitivo, levando em consideração quais eventos são classificatórios para o evento olímpicos, estabelecendo assim diferentes categorias em função da importância das competições.

© EnvatoElements

A preparação para as Olimpíadas

Os últimos meses que antecedem os Jogos Olímpicos são vitais para o atleta. Ele busca se adaptar ao máximo às condições que vai encontrar no dia da competição.

Mudanças de horário, umidade elevada, temperatura elevada e altitude são fatores que podem negligenciar 4 anos de treinamento pesado. Portanto, um dos principais objetivos deve ser treinar enquanto competir.

Nas últimas 2, 3 ou até mesmo 4 semanas, os atletas começam a diminuir progressivamente seu volume normal de treinamento. Desta forma, eliminam ao máximo o cansaço e conseguem uma melhoria extra na performance para o dia da competição. No entanto, a intensidade dos treinos não diminui e eles continuam a fazer séries em alta velocidade até dias antes da competição. 

Fonte