Quer postar uma foto bem profissional da sua bicicleta naquela trilha incrível que você fez no fim de semana?

Então acompanhe essas dicas da galera do Bikeradar.

O lugar: Primeiramente, é claro, o cenário. Você pode ter um bom enquadramento e nitidez, mas o lugar correto eleva o nível de uma fotografia. Pense nas cores, linhas e na luz. Acordar cedo ou ficar fora até mais tarde também pode valer a pena. Isso se deve ao que os fotógrafos chamam de ‘hora de ouro’ – um período logo após o nascer do sol ou antes do pôr do sol, onde a luz do dia é mais suave e vermelha.

Abertura: Reduzir a profundidade de campo pode dar às suas imagens uma aparência mais profissional e permitirá que sua bicicleta realmente se destaque na imagem. Para aqueles que não são experts com câmeras, é quando o assunto (sua bicicleta ou parte dela) está em foco e o resto da imagem fica desfocado. O quanto você pode desfocar o fundo em sua foto dependerá da máquina que você está usando. Tradicionalmente, para obter esse tipo de aparência, você precisava de uma câmera SLR e uma lente rápida, mas os telefones celulares de hoje usam uma tecnologia inteligente para replicar essas imagens com modos como o modo retrato da Apple.

Acessórios: existem alguns truques para, por exemplo, apoiar a bicicleta para uma foto. Um deles necessita de um amigo: ele estende a mão e ajeita a bicicleta com uma das mãos, geralmente por trás usando o selim. Quando a foto é enquadrada e o fotógrafo está pronto para atirar, o amigo solta a mão do selim e se afasta. Se esse amigo for talentoso na arte de equilibrar bicicletas, a bicicleta ficará em pé – como por mágica – enquanto você faz suas fotos. Mas se você não tiver essa ajuda, pode usar outras coisas para segurar a bicicleta, desde galhos a hastes de acrílico transparente e até chaves de pedal. E você também pode tirar fotos da bicicleta encostada na parede. Aí, a dica é procurar uma parede que não tire muita atenção da bicicleta e geralmente esteja livre de confusão ou distrações.

(Pexels/Pixabay)

Ângulos: Quando se trata de encaixar bicicletas, a maioria das pessoas simplesmente não se move o suficiente. Em vez de tirar aquela foto lateral que você já viu um milhão de vezes, porque não se abaixa, faz experiências com diferentes ângulos, e faz closes de partes que lhe interessam particularmente? 

Edição: A maioria dos telefones celulares agora inclui ferramentas poderosas de edição de imagens em seus aplicativos de câmera, ou há uma grande variedade de softwares gratuitos por aí que serão capazes de processar suas fotos para você. O próprio Instagram permite ao usuário alterar drasticamente uma imagem que foi carregada, com opções para cortar, alterar cor, tom, saturação e nitidez, para citar apenas alguns. A regra de ouro aqui é tentar não exagerar. Seja sutil com seus ajustes.

Gostou das dicas? Agora, ponha a mão na massa e compartilhe com a gente seus registros.