5 EXERCÍCIOS QUE FARÃO DE VOCÊ, UM CICLISTA MELHOR.

Por Ana Luísa Marçal,
fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Pilates, unidade de Guarulhos.

Uma coisa é certa, ciclistas mais fortes são ciclistas mais rápidos. Então, se você não faz treinamentos de força, trate de encaixá-los agora mesmo na sua rotina e veja o seu desempenho melhorar drasticamente. E isso vale independente se você é um iniciante ou um atleta de elite.

Os ciclistas que possuem mais resistência contra lesões em caso de colisão ou por meio do movimento repetitivo são aqueles que fortalecem seus músculos, por isso, nesse tipo de treino o foco será fortalecer toda a musculatura das pernas, quadril, abdome e coluna. E o treino mais completo para trabalhar todos esses músculos tanto com exercícios de solo, como em  aparelhos, é o Pilates.

Esse método de exercício de baixo impacto centrado na força e no controle do núcleo ajuda a melhorar o alinhamento postural e a flexibilidade. Isso não apenas ajudará a manter a forma adequada na bicicleta, mas também a evitar a incômoda fadiga muscular. Ter uma base forte e estável te ajudará a ser capaz de gerar mais força por meio das suas pernas. Isso, por sua vez, te tornará ainda mais rápido e eficiente independentemente de qual seja o seu objetivo.  

Mas é importante lembrar que, assim como os exercícios na bicicleta, o treinamento de força deve ser abordado com intenções especificas e aplicado progressivamente conforme a habilidade aumenta. É um treino que também requer repouso e periodização para ser mais eficaz. Pense no treinamento de força como um ciclista, não como um fisiculturista – seu objetivo não deve ser construir músculos para fins estéticos, mas construir movimentos e capacidades úteis para estar em cima da sua bike.

Para te ajudar listei cinco exercícios de Pilates para fortalecimento que beneficiará seu treino, veja só:

  1. Footwork: realizado no reformer, irá trabalhar pernas, e mudando a posição dos pés, irá recrutar músculos diferentes da perna.
  • Agachamento: trabalha quadril e pernas: pode ser realizado com apoio nas costas, como a bola, e sem apoio.
  • Hundred: trabalha musculatura profunda e superficial do abdome.
  • Prancha: ativa o abdome e estabilizadores da coluna.
  • Ponte: irá trabalhar quadril, coluna e o abdomem  

Estes são alguns exemplos de exercícios, mas podemos realizar muitos outros, trabalhando a musculatura isoladamente, ou simultaneamente com outros músculos!

Vídeo:

Uma coisa é certa, ciclistas mais fortes são ciclistas mais rápidos. No vídeo de hoje a fisioterapeuta @nani_marcal diretora clinica do @institutopilatesguarulhos explica sobre a importância de vocês, ciclistas realizarem atividades físicas para que seu desempenho em cima da bike melhore drasticamente.

Ana Luisa Marçal:

Ana Luisa Marçal é fisioterapeuta (Crefito: 127346-F) e atua como Diretora Clínica da Unidade de Guarulhos, do Instituto Pilates. A profissional possui formação em pilates solo e aparelhos para patologias da coluna e estabilização segmentar vertebral; além de especialização em fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Saiba mais em: www.institutopilates.com.br.