Cidade alemã oferece bicicletas de carga gratuitas para o deslocamento de seus funcionários

As autoridades municipais de Düsseldorf, na Alemanha, anunciaram o lançamento de um novo sistema de bicicletas de carga partilhada por técnicos da Câmara Municipal. As bicicletas de carga serão usadas gratuitamente por vários serviços da cidade para deslocamento local e transporte de objetos.

Düsseldorf não é apenas uma cidade muito bonita onde é muito agradável pedalar; é também um dos grandes centros econômicos da Alemanha. E agora a cidade também começa a se tornar referência quando o assunto é política cicloviária. Düsseldorf está ligada a algumas ciclovias nacionais e internacionais, incluindo a Ciclovia EV15 do Reno, e faz parte do chamado “Grupo de Trabalho de Amigos de Pedestres e Ciclistas dos Distritos, Municípios e Cidades da Renânia do Norte-Vestfália”, recebendo o título de ‘Cidade Amiga do Ciclista’ em 2007 (o que não impede, é claro, que muitos de seus cidadãos clamem por melhorias em tudo relacionado à infraestrutura).

No começo desse mês, a Câmara Municipal local lançou um sistema de bicicletas de carga partilhada para funcionários denominada LastenradAutomat. Isto significa que os funcionários dos serviços municipais poderão utilizar bicicletas de carga de forma totalmente gratuita em todas as suas deslocações profissionais, permitindo-lhes viajar de uma forma muito mais saudável, eficiente e sustentável.

O sistema foi lançado em conjunto com a Connected Mobility Düsseldorf (CMD) e inclui bicicletas de carregamento elétricas localizadas em diferentes estações de carregamento e cuja utilização é gerida através de um simples app (Velocity Mobility). 

A Câmara Municipal de Düsseldorf explica que o seu objetivo é “economizar nas emissões de CO2, servir de modelo para funcionários públicos e cidadãos e tirar partido do fato de as bicicletas de carga exigirem muita pouca manutenção e ocuparem muito pouco espaço de estacionamento”.

As bicicletas ficarão localizadas no estacionamento do conselho técnico da cidade e funcionarão por meio de um aplicativo de uso compartilhado, sendo o serviço totalmente gratuito.