GFNY Bento Kids

GFNY Bento Kids envolve crianças e adolescentes em experiência do ciclismo profissional

Programação exclusiva ocorreu no sábado (15), como forma de incentivar a prática da modalidade entre os pequenos. Prova oficial será no domingo, dia 16, a partir das 7h

O compromisso assumido pelo GFNY Bento Gonçalves com as futuras gerações de ciclistas emocionou quem acompanhou o GFNY Bento Kids – que reuniu cerca de 150 jovens nos arredores do Parque de Eventos de Bento Gonçalves neste sábado (15).

Em uma iniciativa inédita proposta pela organização do GFNY Bento, crianças e adolescentes de 2 a 14 anos tiveram a oportunidade de vivenciar a atmosfera das grandes provas do ciclismo mundial, de forma exclusiva, personalizada e gratuita. A iniciativa propôs percursos organizados por faixas etárias. Os menores (2 a 4 anos) realizaram mini trajeto traçado dentro da própria feira, nos pavilhões do Parque. Já as demais categorias (5 e 6; 7 e 8; 9 e 10; e 11 a 14 anos), puderam pedalar no mesmo local onde será a largada da prova oficial, que ocorre às 7h do domingo (16). Pelo pórtico por onde passarão importantes nomes do ciclismo mundial e centenas de atletas (amadores e profissionais), os jovens participaram de uma competição sadia, na qual a principal vencedora foi a prática esportiva.

“O GFNY Bento pretende deixar um importante legado para o ciclismo brasileiro. Para consolidarmos essa missão, o incentivo à prática da modalidade passa essencialmente pelas crianças e adolescentes. Sabemos que o esporte abre os horizontes, nos motiva a adotar hábitos saudáveis e permite contato com diversas pessoas, idiomas, culturas. É uma escola de vida. Por isso, o GFNY Bento Kids certamente deixará importante contribuição para a formação de uma consciência coletiva sobre a importância do ciclismo”, destaca Américo Silva, diretor técnico da prova e ex-ciclista profissional.
 

Os reflexos desse incentivo puderam ser vistos e percebidos pela concentração e dedicação dos pequenos atletas durante a prova — muitos deles, inclusive, já almejando um futuro profissional no ciclismo. Esse é o caso do expoente ciclista juvenil Caio Pace. Aos 10 anos de idade, ele já trilha seu caminho rumo à profissionalização na modalidade. Muito disso se deve ao incentivo dado pelos pais, Edemar e Edinéia. A família saiu do município de Arroio do Meio — RS justamente para levar o pequeno ao GFNY Bento Kids. “O Caio pedala desde os 3 anos de idade e sempre gostou do ciclismo. Hoje, chega a treinar de 250 a 300 km por semana. Está comprometido em se tornar um ciclista profissional”, conta o pai.
 

O jovem ciclista percorreu a categoria de sua faixa etária, conquistando o primeiro lugar, e, logo após, também foi convidado a pedalar com as crianças mais velhas — e mesmo assim ficou na segunda colocação. Apesar da prova kids não ter entregue premiação de acordo com a classificação, os bons resultados se refletem nas conquistas já acumuladas por ele em sua recente carreira: é o ciclista mais jovem registrado na Federação Gaúcha de Ciclismo e, por conta disso, participa de campeonatos estaduais de Mountain Bike na modalidade de 12 a 14 anos — sendo o atual vice-campeão do MTB XCO em sua categoria. Caio vem tendo acompanhamento técnico e profissional há mais de um ano.
 

O evento kids também reuniu diversos atletas mirins que pedalam pelo motivo mais genuíno que uma criança pode ter: por diversão. Os irmãos Gabriel (2 anos) e Gustavo (11 anos), de Bento Gonçalves, participaram pela primeira vez de uma prova de ciclismo. O incentivo veio do pai, Nero Santos Moraes, que é praticante da modalidade de Mountain Bike e quer estimular seus filhos a adotarem a modalidade como hábito de vida. “O esporte traz disciplina e incentiva fatores como determinação e competitividade, de forma saudável. Espero que cresçam e sigam nesse caminho que o ciclismo proporciona”, ressalta.
 

Sábado também foi marcado pela chegada de atletas

A expectativa pela chegada da inédita etapa brasileira do GranFondo New York no Rio Grande do Sul movimentou o Parque de Eventos de Bento Gonçalves neste sábado (15). Ao longo do dia, houve a retirada dos kits e uma programação especial na Expo Global Sports. Além das novidades trazidas pelos expositores, opções enogastronômicas e apresentações artísticas, o público pôde acompanhar o momento da chegada de dois ciclistas de renome internacional.
 

O primeiro a aparecer no local onde será a largada e a chegada da prova foi Renato Ferraro, que percorreu mais de mil quilômetros de bicicleta até chegar à Bento Gonçalves. O atleta saiu de São Paulo na sexta-feira (7) e chegou ao RS após pedalar cerca de 200 km por dia. Na prova, ele fará mais 80 km. É possível conferir o depoimento de Ferraro em sua chegada acessando o link
 
O ex-campeão nacional de estrada e contrarrelógio no Equador e vencedor da terceira etapa do Giro d’Italia 2020, o equatoriano Jonathan Caicedo, também desembarcou na feira e participou da cerimônia de premiação da modalidade kids. O atleta permaneceu no estande da EF Pro Cycling, sua equipe e apoiadora do evento, para fotos e autógrafos.

Prova ocorre no domingo

Para a etapa brasileira do GFNY, com largada às 7h, são esperados cerca de mil ciclistas, amadores e profissionais — vindos, em sua maioria, de outros estados brasileiros e de diferentes países. Serão duas opções de trajetos: o longo, de 143 km e com altimetria será de 2.963 metros; e a versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km e ganho de elevação chegando a cerca de 1.500 metros. A prova passa, além da cidade sede, pelos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Todos os competidores largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com o suporte da prova. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY. Já a feira Expo Global Sports — GFNY Bento Gonçalves segue aberta das 10h às 20h, no mesmo local onde haverá a concentração de atletas no dia da prova, e pode ser acessada de forma gratuita pela comunidade.

Confira a programação do domingo (16)

6h: Abertura box

7h: Partida GFNY Bento

10h às 20h: Expo Global Sports

12h às 16h: Open Food e Almoço

13h às 17h: Fotos 360

14h: Samba de Moça, Show no Palco Vero 15h: Premiação GFNY Bento


Fotos: Divulgação