A importância da conservação de nossas trilhas está ligada à preservação do meio ambiente. Alertas e medidas simples demonstram nossa preocupação em amenizar os impactos que o meio ambiente sofre com a ação do homem. Em um mundo cada vez mais globalizado, temos mais muito mais deveres do que direitos em relação ao meio ambiente. Além de cuidar bem de nossas trilhas, temos a obrigação de usar todas as ferramentas de comunicação modernas disponíveis para denunciar abusos contra a natureza.

Ao sair para uma trilha, talvez até sem destino certo, deve se ter em mente as obrigações para com a natureza e com as propriedades por onde o passeio segue. Na maioria das vezes, adentra-se em propriedades particulares que podem ser prejudicadas por alguma ação irresponsável do ciclista, como, por exemplo, deixar uma porteira aberta, fazer barulho excessivo diante do gado, entrar em uma área devidamente sinalizada com proibição, deixar lixo pela propriedade etc. Dessa forma, somente com ações corretas e positivas, sem causar danos ao meio ambiente, às propriedades e aos proprietários, o ciclista poderá continuar a usufruir dessas áreas.

São constantes as reuniões de grupos de ciclistas antes do início do passeio e neste momento as recomendações geralmente são dadas, mas nem sempre seguidas. Nestes grupos sempre existem pessoas que são mais preocupadas com a preservação do meio ambiente. Alguém precisa ter a iniciativa de dar alguns alertas e recomendações sobre a preocupação com o meio ambiente e até mesmo com a segurança do ciclista. Nunca é demais lembrar que devemos conservar aquilo que temos, é sempre válido toda e qualquer recomendação dada antes de uma reunião para um grupo de pedal.

Com a atual tecnologia da informação e meios de comunicação, qualquer pessoa que observe algo de irregular contra a natureza tem por obrigação informar os órgãos responsáveis pela ação degradante do homem, seja uma queimada, uma poda irregular ou um desmatamento de alguma área não autorizada. Atualmente, temos como fazer isto chegar o mais rápido possível aos responsáveis, para que eles tomem as medidas necessárias. Estas denúncias são essenciais para que as autoridades tomem as medidas cabíveis para evitar o dano ao meio ambiente.

Desta forma, cabe o alerta aos ciclistas: atitudes corretas trazem benefícios a si próprio e a todos os praticantes da atividade. Isso porque existe um grande preconceito por parte de alguns proprietários de áreas particulares com relação à utilização incorreta de algumas pessoas irresponsáveis. Algumas áreas já se tornaram intransitáveis devido a atitudes inconsequentes.

O respeito e a responsabilidade da prática de atitudes corretas são essenciais para podermos continuar utilizando as trilhas e caminhos que desbravamos. O meio ambiente responde às nossas atitudes!