Seis museus de bicicleta

A história da bicicleta vem de longe, mas os modelos vêm se atualizando com aparatos tecnológicos e design funcional. Para ver de perto essa evolução nada melhor do que os acervos em museus abertos ao público, e aqui no Brasil contamos com ao menos seis deles.

O mais recente, o Garagem 55, foi inaugurado há algumas semanas em São Paulo e conta com mais de 100 bikes em exposição, entre elas uma adaptada por bombeiros em 1906. Aberto desde 2018, o Memorial da Bicicleta, em Joinville-SC, possui um acervo de 59 peças, muitas delas originárias de vários países, e contribui para que o município seja conhecido como “cidade das bicicletas”.

© Museu-Jose-Felix

O interior, aliás, é quem vem dando espaço para museus da bicicleta. Em Pirenópolis-GO, o Museu Rodas do Tempo se divide em pavilhões com motos, microcarros e um só para a coleção particular de 90 bicicletas antigas. Em Tocantins-MG, o Museu José Félix, com 150 peças, conta a história da família dona do estabelecimento, já que foram o neto e o bisneto de José Félix que criaram o espaço de memória.

Juntando história com hospedagem, o Museu da Bicicleta da Pousada Alto Arroio Alegre, a 150 km de Porto Alegre-RS, tem pouco mais de 40 bikes expostas de uma coleção que começou a ser montada há 20 anos. Seguindo por esse caminho de resgate e reforma, Sarandi-PR promete ter o maior acervo de todos com a inauguração do Flaus Bicycle no ano que vem, com mais de 600 peças em exposição.

Sim, bicicleta também é cultura, e visitar um desses museus pode ser a cereja do bolo em seu próximo roteiro de viagem.

© Museu da Bicicleta da Pousada Alto Arroio Alegre

Saiba mais: https://bit.ly/museusdabike

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike