Histórias da Bicicletas

Uma bicicleta é representada em um mural na Índia, construído mil anos antes do veículo surgir na Europa no século 18

Um antigo mural indiano chama atenção por mostrar uma pessoa andando de bicicleta. O curioso é que o período em que a obra foi construída é quase mil anos antes da invenção do veículo, assim, teria ele surgido muito antes do que pensávamos?

O mural data de um período em que a Índia esteve sob o domínio do Império Chola, entre os séculos 9 e 12. Os imperadores da época são conhecidos por suas contribuições à literatura e a arquitetura, mas registros ligando-os às bicicletas nunca foram encontrados.

Ainda assim, algumas teorias da conspiração apontam que o mural indica que os indianos já andavam de bicicleta, antes dos europeus alegarem que a inventaram no século 19.

A primeira questão que me surge é: se as bicicletas foram realmente inventadas no período Chola; por que não foram usadas durante quase mil anos? Por que não encontramos uma única referência de bicicleta em qualquer literatura, evidência epigráfica, escultura ou épico? Como é que uma bicicleta aparece de repente, mil anos depois, em outra parte do globo?

Bicicleta inventada por Karl Von Davis. Seu modelo não possuía pedais e para se mover era preciso fazer impulso com os pés (Crédito: Christophel Fine Art/ Getty Images)

A bicicleta primitiva teria surgido em 1817, construída pelo barão alemão Karl Von Drais. Esse primeiro modelo era feito de madeira e se movia a partir de impulsos feitos com os pés no chão. No período em que ela foi inventada, a Europa passava por um período de extrema dificuldade, entre eles a falta de transporte de comida. Assim, o veículo foi desenvolvido para que pudesse sanar esses problemas.

Os pedais surgiram vinte anos depois, em 1839, desenvolvidos pelo ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan. O primeiro modelo de bicicletas com pedais foi um verdadeiro sucesso e rapidamente se espalhou por permitir uma maior facilidade de deslocamento.

Mas e o mural da Índia?

A explicação para essa controvérsia é bem simples, o oftalmologista e pesquisador amador R. Kalaikovan ficou intrigado com a imagem de uma bicicleta em um templo antigo e resolveu pesquisar mais sobre sua construção.

Kalaikovan descobriu que o local onde o mural está localizado foi reformado em 1920. Nesse período, as bicicletas eram uma novidade na região e podem ter impressionado tanto o escultor do mural, que ele resolveu representá-las em sua obra.

Do site OLHARDIGITAL  Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares  03/10/2023 08h36

Fonte