A primeira pista de Downhill subterrânea da história

O ciclista multicampeão colombiano Marcelo Gutiérrez desbravou a mina de sal em Zipaquirá, na Colômbia, tendo que superar um dos maiores desafios de sua carreira.

A cerca de 50 km de Bogotá, a cidade de Zipaquirá abriga uma das mais importantes maravilhas naturais do país: a Catedral de Sal. Vencedora de diversos prêmios por sua arquitetura peculiar e sua importância cultural, a Catedral de Sal é uma igreja subterrânea que faz parte do complexo temático O Parque do Sal. As salinas de Zipaquirá foram referenciadas pelo explorador alemão Alexander von Humboldt, e estudos apontam que a exploração das minas ocorre desde o século V.

O local agora conta com mais um atrativo: a primeira pista de Downhill subterrânea do mundo. Saindo do alto das montanhas da cidade, Marcelo Gutierrez mergulhou na trilha de mais de 2 km, atingindo uma velocidade superior a 70 km/h, terminando na Catedral de Sal.

Com sua habitual técnica, Gutierrez superou o terreno extremamente hostil, com pedras, minerais e rampas. Outro adversário foi a escuridão. Na parte subterrânea, com pouca iluminação, o atleta precisou ter muito reflexo para completar o percurso.

“Quando eu estava dentro da mina de sal, não conseguia enxergar o que estava por vir. A visibilidade era terrível, realmente assustadora. Mesmo com os óculos, com todas as luzes que a gente tinha, não dava pra ver nada do que estava pela frente”, comentou o atleta, que considerou este o maior desafio da sua carreira. “É uma trilha absurdamente técnica. Você tem que conhecer muito bem seus limites e saber de suas habilidades e capacidades, porque em alguns lugares os saltos são bem assustadores. Se você cometer algum erro as consequências podem ser bem, bem ruins”.