Bicarbonato

O bicarbonato é postulado como a última descoberta quando se trata de melhorar o desempenho do ciclista graças à sua capacidade de reduzir a sensação de queimação nas pernas que temos quando nos esforçamos ao máximo. Algumas marcas de nutrição já incluem este produto na sua oferta.

© Maurten

Parece inacreditável que uma substância que normalmente encontramos nas nossas cozinhas seja agora postulada como uma ajuda útil quando se trata de melhorar o desempenho esportivo. Estamos falando do bicarbonato de sódio, um sal tradicionalmente usado para combater a azia após refeições pesadas, e também na panificação.

 Essa mesma capacidade de neutralizar a acidez é o que proporciona o benefício esportivo ao passar para a corrente sanguínea, pois essa substância também é capaz de reduzir a acidez nos músculos causada pelo excesso de ácido lático, que é produzido quando realizamos esforços de alta intensidade. Muitas vezes, o ciclista percebe isso como uma sensação de queimação nos músculos que acaba obrigando-o a reduzir essa intensidade para que os músculos possam reciclar esse ácido, obtendo energia a partir do lactato resultante.

Ao reduzir a acidez dos músculos com bicarbonato, essa sensação de queimação é reduzida para que possamos manter aquelas altas intensidades por mais um pouco.

Porém, o uso do bicarbonato de sódio tem um inconveniente, o desconforto estomacal que causa em forma de gases e outros problemas gástricos que podem transformar as supostas vantagens em tormento.

© Maurten

No entanto, as marcas de nutrição já se esforçaram para criar um produto eficaz. O primeiro deles é a Maurten, cujos produtos são utilizados, entre outros atletas de elite, por ciclistas da Jumbo-Visma.

A marca criou sua linha Bicarb System na qual o bicarbonato é encapsulado em um gel semelhante ao de seus géis energéticos para que seja liberado mais lentamente no corpo e passe pelo estômago sem causar problemas.

Fonte