Power Nap

O cochilo tradicional continua mostrando seus efeitos benéficos, e até já se criou um nome para ele. Power Nap é o nome dado ao típico cochilo rápido, principalmente no mundo das corridas de ultradistância, e se tornou imprescindível nas provas quilomêtricas devido ao seu poder revitalizante.

Um artigo publicado pelo British Journal of Sports Medicine relacionou o cochilo com a melhora no desempenho; foram compilados diversos estudos com base em mais de 300 atletas sobre os quais se infere que o cochilo melhorou seu desempenho em comparação com atletas que só dormem à noite.

Os ganhos não seriam apenas no desempenho físico, mas também cognitivos, auxiliando na capacidade de reação e concentração, o que também reduz a percepção de fadiga durante o treino. Além disso, também é postulado como auxílio adicional no processo de recuperação. E, em atletas de elite, onde os distúrbios do sono noturno são comuns devido aos efeitos de enormes esforços, o cochilo serviria para amenizar os efeitos da falta de descanso noturno.

O Power Nap, termo que os britânicos usam para cochilo, indica que, como costuma ser recomendado, os benefícios máximos do cochilo são obtidos quando ele dura entre 30 e 60 minutos.

Também se somam às recomendações relacionadas aos cochilos evitar a exposição à luz forte e sem ruídos durante o cochilo e usar técnicas de relaxamento para ajudá-lo a adormecer. Além disso, não devemos esquecer de colocar um alarme para evitar que ele se prolongue e prejudique o sono noturno, uma das dicas básicas para dormir melhor à noite. Em qualquer caso, é melhor evitar tirar uma soneca na cama para não a prolongar por horas.

São vários os atletas reconhecidos que incorporam o Power Nap no seu dia a dia, como o triatleta de longa distância Jan Frodeno ou o tenista Carlos Alcaraz. É curioso o caso de Frodeno que toma um café pouco antes de tirar uma soneca, de modo que não dá tempo para que faça efeito durante a soneca e, quando começa a ser assimilado, é o próprio efeito estimulante da cafeína que o ajuda a reativar.

Fonte