Pneu de ciclismo desenvolvido pela NASA

Após vários anos de evolução, a SMART Tire Company já tem seus pneus MELT prontos, algumas capas com carcaça de metal que não precisam de ar e que usam as mesmas tecnologias das rodas desenvolvidas por esta mesma empresa em conjunto com a NASA para equipar alguns dos rovers que viajarão em um futuro próximo para a Lua e Marte.

© Divulgação

Os pneus MELT trazem a tecnologia aeroespacial para as rodas da sua bicicleta

Foi nos últimos anos do século 19 que John Dunlop inventou o primeiro pneu de bicicleta para que seu filho pudesse usar seu triciclo confortavelmente nas pedras de sua rua. Até então, as rodas dos carrinhos e das bicicletas originais eram feitas de madeira, com uma argola de metal que as reforçava – ainda usados em carroças. Uma invenção que agregou amortecimento e maior controle às bikes que praticamente não mudou em sua essência desde então.

Agora, a SMART Tire Company pretende romper com mais de um século de história graças aos seus pneus MELT que vem desenvolvendo há vários anos e que finalmente estarão à venda em breve. O preço ronda os 140 euros e já tem lista de espera.

Os pneus MELT não necessitam de ar, por isso, para manter sua estrutura e ao mesmo tempo proporcionar a elasticidade necessária que garante a transferência de força ao solo e amortecimento, possuem uma carcaça feita com uma estrutura de titânio e níquel. Uma combinação que, segundo os argumentos da própria marca, promete leveza e características em termos de aderência e capacidade de rolamento semelhantes às dos pneus convencionais.

© Divulgação

A estrutura metálica é revestida com uma gama de borrachas especiais intercambiáveis, embora a própria estrutura durasse toda a vida útil da bicicleta, embora também tenham sido mostradas versões, supostamente destinadas ao gravel, sem esta cobertura de borracha. Em princípio, segundo dados da própria marca, haverá disponibilidade de pneus para todos os tipos de bicicleta, desde urbanas até esportivas de estrada.

A ideia das capas MELT nasceu em 2020 como uma contribuição ao programa de novas tecnologias da NASA, para equipar os rovers que viajarão à lua como parte das missões Artemis, com um sistema de roda resistente capaz de oferecer algumas qualidades semelhantes ao tradicionais, em comparação com os pneus padrão usados ​​pelos rovers do programa Apollo ou as rodas de metal atualmente usadas por missões como Perseverance, atualmente atravessando a superfície de Marte.

A versão definitiva das capas MELT para bicicletas foi apresentada recentemente na feira CES (Consumer Electronic Show) realizada em Las Vegas onde, além disso, obteve prêmios de inovação concedidos pelo concurso nas categorias “Vehicle Technology e Mobilidade Avançada”, e na categoria “Sustentabilidade, Design Ecológico e Energia Inteligente”.

© Divulgação

Fonte