Tem muita vontade de comprar uma e-bike, mas um pouco de medo de usar por ser mais fortinho?

© General Wings

Não se preocupe. Não precisa ficar sem pedalar por conta disso. Aqui nessa matéria vamos te mostrar alguns fatores a serem levados em conta na hora de escolher uma bicicleta que vai arcar com o seu peso.

Esse não é um assunto muito discutido, mas é importante. Muitas pessoas de peso reforçado podem ter medo de pedalar e temer por sua segurança por não ter certeza da capacidade de peso da bicicleta. Por isso, primeiramente, você vai conferir as especificações da e-bike e encontrar a classificação de peso. Marcas tem diferentes jeitos de definir o peso das bicicletas. Muitas colocam o peso bruto da bicicleta apenas, outras acrescentam o peso máximo de carga, piloto e passageiros. A expressão ‘limite de peso total’ geralmente inclui o peso da bicicleta; já ‘peso máximo do ciclista’ ou ‘carga máxima’ trazem informações que excluem o peso da bicicleta.

Pode ser um pouco confuso, mas você pode pedir a ajuda do atendente, ou mandar sua pergunta no site onde está pesquisando. Apenas não deixe de tirar suas dúvidas.

Além da capacidade de peso de uma bicicleta, ela também tem outras características que a tornam uma boa bicicleta para ciclistas mais pesados.

© General Wings

O quadro

O quadro diz muito sobre a força para suportar peso que uma bicicleta tem. Quadros robustos com muita solda entre os elementos geralmente são um bom sinal. Dito isso, a construção e a resistência do quadro de bicicleta foram revolucionadas nas últimas décadas e a maioria dos quadros de e-bike de fabricantes confiáveis ​​são de altíssima qualidade e muito fortes.

Dê atenção para os quadros de suspensão total (full suspension). Nesse caso, muito peso do piloto estará sobre a suspensão traseira. Confira se há resistência suficiente na suspensão traseira, para ela não ser danificada por conta do peso. E uma ressalva: No início, é melhor evitar bicicletas com suspensão traseira, a menos que tenha sido prescrita pelo fitter.

Motor e bateria

© General Wings

Quanto mais peso para suportar, mais potência o motor da e-bike precisa ter. Além de uma boa bateria. Motores de cubo maiores e transmissões intermediárias são boas opções para mover cargas mais pesadas.

Procure pela classificação de torque Nm; ela deve ser alta. No caso das baterias, 500Wh é uma boa referência de capacidade para uma e-bike de deslocamento diário com distâncias moderadas. Para distâncias mais longas, opções acima de 500Wh são mais indicadas. Então, esqueça as baterias de 250w – não vai dar conta do recado.

Freios

© General Wings

Bons freios a disco hidráulicos oferecem mais poder que os demais modelos e são indicados para e-bikes que levam mais peso. Rotores maiores são bons, e também oferecem maior poder de parada (em uma e-bike, um rotor grande é maior que 160 mm).

Pedais e engrenagens

Pilotos mais pesados pedalam mais forte e colocam mais força nos pedais, manivelas, corrente e engrenagens. Um pedal de especificação mais pesada é importante nesse caso, caso contrário os eixos do pedal podem se soltar. Um pedal assim pode ser facilmente inserido na bicicleta depois de comprada.

Selim

Um selim mais amplo e confortável vai isolar as tensões do peso corporal que se deslocam para o canote e quadro. Uma boa ideia é um canote com suspensão. Ele não é comum em e-bikes, mas aí você pode personalizar de acordo com as suas necessidades. Alguns modelos de e-bike também permitem que o usuário troque a mola, ou elastômero, por uma mais dura para suportar o peso extra do piloto.

Rodas e pneus

© General Wings

Aros de parede dupla são padrão em bicicletas elétricas e são muito bons, pois oferecem bastante resistência e capacidade de carga. Quanto mais largo o aro, melhor, pois isso ajudará a espalhar a força por toda a roda. No caso dos raios, quanto mais, melhor também. E mais grossos. Trinta e seis raios por roda é um bom padrão.

Já as rodas devem ser menores. Elas são mais fortes que as maiores. Pneus mais largos também são melhores para suportar carga e trazer aderência e estabilidade (acima de 2” são considerados largos). Outra coisa a se observar são os eixos passantes: eles devem ser maiores e mais grossos (são comuns assim em e-MTB’s).

Com essas anotações em mente, você vai conseguir pesquisar melhor uma bicicleta adequada para as suas necessidades. Lembre-se: informação é tudo, e a procura deve ser feita sem pressa. Pesquise bastante sobre as informações e especificações técnicas dos modelos que lhe interessarem.

Boa compra…e bom pedal!