Dados Bicicleta

  • Os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovaram, no 1º trimestre de 2022, uma resolução que propõe a criação de políticas públicas que promovam as bicicletas como meios de transporte público, abrangendo centros urbanos e rurais, garantindo também a segurança dos ciclistas.
  • Segundo Maria Neira, diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS, nos últimos dez anos, cerca de 7 milhões de pessoas já morreram por problemas respiratórios causados pela poluição do ar ou em consequência dela, o que Neira classifica como “mortes evitáveis e incontáveis anos perdidos de boa saúde, devido à poluição do ar”.
  • Um outro estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) reforçou a gravidade das emissões de poluentes nas grandes cidades, evidenciando o efeito causado diretamente na saúde dos ciclistas. Devido à proximidade do fluxo de carros às ciclofaixas, os ciclistas ficam expostos e inalam grandes cargas de material particulado e monóxido de carbono.
  • Uma pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), aponta para a fragilidade e falta de segurança dos usuários. Ainda é baixo o número de ciclovias e ciclofaixas nos grandes centros, o que leva ao compartilhamento das vias por carros, ônibus, motos e bicicletas.
  • Segundo o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), 93% das mortes de ciclistas, envolvidos em acidentes, podem ser evitadas com o uso do capacete de ciclismo.

Fonte