Por Ana Luisa Marçal, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto de Pilates, unidade de Guarulhos.

Andar de bicicleta é um exercício aeróbico de baixo impacto, mas para as grávidas pode se tornar algo que precise ter um pouco mais de atenção, não pela prática em si da atividade, mas sim por possíveis quedas. Os cuidados ao andar de bicicleta devem ser redobrados principalmente no quarto mês, que é quando o centro de gravidade da gestante começa a mudar, dificultando o equilíbrio. A única restrição é em casos em que já houve sangramento no início da gestação.

A prática é benéfica desde que seja respeitado os novos limites do corpo impostos pela gestação. Evite locais sem pavimentação, que tenham buracos, que sejam bastante movimentados, assim o risco de incômodos desnecessários será menor e conseguirá aprimorar ainda mais o trabalho aeróbico que a atividade proporciona. Caso você sinta falta e ar, dor excessiva nas pernas é muito importante interromper a atividade imediatamente.

São muitos os benefícios para as ciclistas gestantes, isso claro, se durante o acompanhamento médico ficar claro que não existem contraindicações relativas ou completas para a realização de exercícios físicos, como por exemplo uma gestação de risco ou complicada.

Abaixo trago para as mamães alguns dos benefícios do ciclismo, confira:

  • Redução do estresse cardiovascular, que reflete em frequências cardíacas mais baixas, maior volume sanguíneo em circulação;
  • Menor ganho de peso;
  • A prevenção de doenças da gestação como diabetes gestacional;
  • Melhora no condicionamento físico para a própria gestação, o parto e pós-parto (situações que por si só representam sobrecarga para o sistema respiratório e cardiovascular);
  • Proporciona uma melhora da autoestima e da sensação de bem-estar, ajudando a combater estados emocionais depressivos e a ansiedade;
  • Reduz e previne as lombalgias (dor na região lombar);
  • Diminui o risco de parto prematuro.

Mas é claro que é necessário ficar em alerta já que existem algumas atividades que não recomendadas para gestantes, como esportes de alto impacto, mergulho em apneia, escaladas e ciclismo mountain bike ou trilhas. Isso por que o ciclismo também pode ser um esporte de impacto dependendo de onde você vai pedalar. Um lugar de terreno muito acidentado, com pedras e grandes buracos faz você exigir muito do seu corpo e essa intensidade pode não ser ideal para você e seu bebê.

Por isso, o ideal é sempre procurar um especialista na área antes de praticar qualquer tipo de esporte ou exercício físico.