ONGUZA

A fabricação da ONGUZA, da Namíbia, mostra como o aço ainda é forte na África

 Embora a ideia de uma estrutura de aço clássica possa remeter a marcas famosas como Colnago, Pinarello e De Rosa, a Onguza prova que “o aço ainda é real” na África com sua estrutura na Namíbia.

A temática e ousada bike africana, ONGUZA, do bicampeão olímpico Dan Craven, diferente das bicicletas de aço modernas de outras marcas, não depende de terceiros para desenhar e produzir seus quadros. Todas os quadros da marca são fabricados na cidade de Omaruru, no centro-oeste da Namíbia. Viva!

© ONGUZA

“Passei os últimos 15 anos da minha vida perseguindo o sonho de ser um ciclista profissional na Europa, mas quando a minha primeira carreira chegou ao fim, tenho me perguntado: qual foi o sentido de me tornar um profissional? Isso importava? O que eu posso fazer agora? O que devo fazer agora?”, reflete Craven.

“Seria fácil para mim não usar meu privilégio, influência e visibilidade para o bem. Mas se não, por que ganhei essas coisas em primeiro lugar? Em 2010, tive uma ideia. Demorou 12 anos, mas finalmente está acontecendo. Minha cidade natal, Omaruru, é uma terra de fabricantes talentosos presos em empregos de baixo valor. Muitos lutam para encontrar trabalho além do trabalho agrícola. Construir bicicletas de aço de classe mundial é um comércio de alto valor que corresponde à qualidade do seu acabamento. Desde o início, eu sabia que poderíamos construir bicicletas tão boas quanto os melhores construtores de estruturas de aço do mundo”, complementa Craven.

Dan Craven prossegue: “Mas ficou claro que isso não era suficiente.

O que você imagina quando ouve ‘bicicletas africanas’?

Há uma boa chance de você não estar pensando em uma bicicleta luxuosa de classe mundial.

E você não está sozinho.

Precisamos mudar a forma como as pessoas pensam sobre os produtos fabricados na Namíbia – e na África como um todo.

Diga o nome de uma marca de luxo do continente africano…?

Temos um trabalho difícil para nós. Nossa equipe de construtores está fabricando bicicletas com estrutura de aço de classe mundial em uma cidade empoeirada da Namíbia. Talvez seja o último lugar de onde você esperaria que algo extraordinário viesse.

Mas estamos conseguindo”, diz Craven.

E não é só isso. Além da sua mão-de-obra qualificada, a Namíbia tem uma das mais extensas redes de estradas naturais do mundo, acumulando milhares de quilómetros de estradas de cascalho e terra batida num cenário de paisagens magníficas, tornando a região o lar de várias corridas de cascalho e bikepacking de classe mundial.

© ONGUZA

De volta aos quadros

Cada conjunto de quadros da Namíbia é feito por Sakaria Nkolo e Petrus Mufenge, que foram orientados ao longo dos anos por mestres construtores de quadros como Robin Mather, Andrew Denham, Tomi Salmon e Andres Arregui Velasquez.

“Nós esquadramos manualmente todos os nossos tubos, com uma serra e uma lima. Os construtores sempre foram de classe mundial quando se trata de usar as mãos – e agora gostamos de mostrar isso com a precisão e consistência com que trabalhamos. É também por isso que fazemos brasagem por chama. Não é o método mais rápido – mas achamos que é o mais bonito e limpo. E se você conhece a quantidade de trabalho necessária nessas junções suaves, você apreciará ainda mais”, explica Craven.

© ONGUZA

Modelos

A Namibiana ONGUZA consiste em três modelos:

  • The Goat – a bicicleta de cascalho
  • Holy Fire plus – a bicicleta de estrada
  • The Rooster – a mountain bike hardtail

Todas feitas sob encomenda usando tubos Columbus, por US$ 4.100,00

Veja o Vídeo: