Suor: de onde vem e por que não pode ser negligenciado

Em certas situações, como durante um treino ou atividade física intensa, o suor é inevitável. Muita gente sabe que suamos para resfriar o corpo. Mas ele também pode aparecer por outros motivos. E o suor está intimamente relacionado com a importância de se hidratar bem durante um pedal.

O que é

Vamos começar do começo: o suor é produzido pelas glândulas sudoríparas que se localizam na derme. O nosso corpo tem cerca de dois milhões de glândulas sudoríparas distribuídas principalmente no rosto, palma das mãos e planta dos pés.

No suor, encontramos principalmente água, mas ele também pode conter outras substâncias, como ureia e ácido úrico, e até medicamentos e alimentos, como cebola e antibióticos, podem ser eliminados pelo suor.

Já que o suor é composto basicamente por água, é por isso que é tão importante manter uma hidratação adequada durante a atividade física. E lembre-se: não espere para se hidratar apenas quando o corpo pedir. Faça isso em intervalos curtos. A ingestão de líquidos precisa ser intensa e constante. Caso contrário, um estado de hipohidratação pode se instalar, bem como um aumento geral na temperatura corporal, o que é bem desconfortável e perigoso.

O suor tem a função de refrigerar o corpo, de forma que ele não esquente muito. Suando, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular. Quando pedalamos, por exemplo, a atividade muscular faz com que se produza muito calor e a temperatura do corpo aumente. Então, por meio do suor, o corpo consegue se resfriar reduzindo a temperatura, contribuindo para a manutenção da temperatura corporal. Aí está outro motivo para caprichar na hidratação quando você está suando. Treinar sem se hidratar corretamente não ajuda o corpo a se autorrefrigerar nem a regular bem a temperatura interna.

© AdobeStock

Glândulas

Temos glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas. As écrinas são responsáveis pela autorrefrigeração corporal quando a temperatura interna sobe, elas são encontradas no corpo todo. A abertura destas glândulas ocorre diretamente na superfície da pele. Isso permite que o suor evapore, causando o efeito refrigerador.

Já as apócrinas se concentram apenas nas regiões das axilas e da virilha, que são áreas com maior concentração de folículos capilares. Estas glândulas sudoríparas também são ativadas pela elevação na temperatura corporal, mas são ativadas principalmente em momentos de estresse, ansiedade e flutuações hormonais. Este suor é um pouco mais leitoso e se mistura com as bactérias da pele, criando o desagradável odor corporal.

Quanto mais suor, mais intenso o treino?

São vários fatores que respondem essa questão. A quantidade de suor que sai de uma pessoa depende do peso, gênero, nível de condicionamento físico, idade, local onde se encontra (clima) e até da genética. Uma pessoa com sobrepeso vai suar mais, pois a quantidade de energia necessária para realizar determinada atividade será mais alta.

Quem está mais em forma e que treina com regularidade começará a suar mais rápido que uma pessoa menos em forma, porque o corpo já está programado para suar a fim de se refrigerar durante o treino.


Você se hidrata corretamente?

Quer saber se você é uma pessoa hidratada? Confira se você está ingerindo líquido que chega com esse cálculo: 30 ml por quilo do seu peso corporal. Se praticar exercícios por mais de 1h, acrescente 500 ml para exercícios moderados, 1 litro para intensidade alta e 1,5 litros para intensidade extremamente alta.

© EvantoElements

Dicas

Além disso, existem outras dicas para você suar “corretamente”:

– Tome banho antes do treino: tire toda a maquiagem ou cremes que foram aplicados durante o dia. Eles podem bloquear os poros e impedir que seu corpo se resfrie da maneira apropriada. Ficar com os poros bloqueados (especialmente no rosto) durante a prática de exercícios aumenta a chance de manchas na pele. 

– Roupas certas: não use roupas abafadas para pedalar. Opte por tecidos respiráveis e que dispersam a umidade. É muito importante usar os acessórios certos para praticar exercícios.

© AdobeStock

Excesso de suor

Pode acontecer de você começar a suar demais sim. E isso pode ser um problema, principalmente se você começar a notar que soa fora dos treinos ou em situações de estresse.

A hiperidrose é uma condição onde o suor interfere nas atividades cotidianas: a palma da mão fica toda suada e escorrega ao tentar abrir uma maçaneta, ou as roupas ficam encharcadas de suor sem a pessoa ter feito nenhum tipo de atividade física intensa.

Se esse for o seu caso, procure um médico, e não fique com vergonha; cerca de 5% da população mundial lida com a hiperidrose.

Baseado no texto de Lunden Souza do site da Adidas runtastic.com