Acompanhe o processo de construção de um quadro feito por mim, personalizado com as minhas medidas, em um curso na United Bicycle Institute, em Ashland – EUA.

United Bicycle Institute (UBI) é uma escola de especialização em mecânica e fabricação de quadros de bicicleta. Esta escola possui duas unidades no estado do Oregon – USA: uma em Ashland e outra em Portland.

Na UBI tive a oportunidade de cursar o Frame Building Brazing Course (Curso de Construção e Solda de Quadros) na cidade de Ashland. Minha estada na cidade rendeu um artigo sobre a relação dessa cidade com as bicicletas na edição 30 da Revista Bicicleta. Em Ashland, tudo é bicicleta; todos gostam de bicicleta. Bike é algo natural e bem comum.

© Ronaldo Huhm

A chegada

É difícil descrever a sensação da chegada à porta da UBI.

Dez anos já haviam passado desde o primeiro e-mail trocado com o senhor John Baxter, diretor da escola, que já no primeiro contato demonstrou toda a simpatia do povo do Oregon. Posteriormente pude conferir de perto a hospitalidade desse povo, pois passei algum tempo ali pedalando naquele paraíso.

Sim, foi um momento mágico. Cheguei pedalando com um grupo que estava no mesmo hostel que eu. Quando cheguei e vi a placa da UBI, tive que tirar essa foto!

O coroa de barba branca tipo papai smurf é o Eddy, figura sem igual! Ficamos amigos e trocamos muitas ideias! Eddy é mecânico da Marinha aposentado que tem como hobby a mecânica de bikes.

© Ronaldo Huhm

As Aulas

Esse era o visual que tínhamos todos os dias ao sair da aula: belas montanhas nevadas. Durante a aula, estudávamos a construção de quadros.
Mas nem só com belos visuais se fabrica uma bicicleta. Mr. Ron, presidente da escola e instrutor master, é um cara que assusta de primeira! Um cara grande com expressão sisuda! Porém, aos poucos se mostrou um paizão, divertido e paciente com todos.

Já no primeiro dia de aula, Mr. Ron advertiu: “caso haja um acúmulo de três minutos nas duas semanas do curso o participante perderá o direito ao certificado”. Você se arriscaria a chegar atrasado? Eu não me arrisquei!

Construção

Esse pequeno teste foi feito inúmeras vezes: tínhamos que estar seguros para realizar as soldas no quadro de maneira eficiente.

Essa peça é a junção de uma caixa de direção com tubo inferior: um ponto crucial!

Após a solda, tínhamos que serrar a peça ao meio para checar o resultado interno.

© Ronaldo Huhm

Desenho

Sim, todo o quadro parte do zero. Desenhamos, projetamos o quadro de acordo com as medidas especificadas e determinadas, seja uma bike para uso próprio ou para uma outra pessoa utilizar.

Na segunda opção, as medidas devem ser previamente tomadas de acordo com as dimensões corporais do indivíduo. Caso a bike seja para uso próprio, as medidas são realizadas por um aparelho específico para essa função, direto no corpo da pessoa.

© Ronaldo Huhm

Seleção de tubos e peças

Na UBI existe uma gaveta mágica! Nela são guardadas pequenas peças como fixadores de câmbios, suportes para garrafas, pontes para freios e outras pecinhas que dão um toque de classe ao quadro.

Além disso, há um armário com os tubos. Pode-se construir uma bike com 100% de tubulação japonesa, italiana ou americana. Eu optei por tubulação 100% italiana com os tubos Columbus.

© Ronaldo Huhm

Preparação de Material

A preparação é um trabalho duro. Leva tempo e demanda força, atenção e capricho. Caso haja alguma falha, isso dificultará o fluxo da solda que é o metal liquefeito e que deve penetrar na junção dos tubos.

© Ronaldo Huhm

Montagem

Os tubos são posicionados em um gabarito que os fixa. Porém, os encaixes devem ser precisos e são todos feitos com a lima: 100% artesanal.

Em seguida, o quadro é ponteado de acordo com uma sequência pré-estabelecida para que não deforme.

© Ronaldo Huhm

Solda

Todo o segredo da boa solda está em controlar o calor e manter a atenção no fluxo do metal líquido, seja prata ou latão. Quando se está soldando os cachimbos (LUG) ou as peças que ficam “coladas” ao quadro, como suporte de conduítes, freios e garrafas, se usa prata.

Já quando estamos soldando o filete (Fillet brazing), usamos latão.
O segredo está no controle da chama!

© Ronaldo Huhm
© Ronaldo Huhm

É uma sensação indescritível rodar numa bicicleta feita a mão por você mesmo!

© Ronaldo Huhm

A bike vem sendo testada e o resultado é: uma bike rápida, confortável e esperta. Realmente, é uma sensação indescritível rodar numa bicicleta feita a mão por você mesmo!

© Ronaldo Huhm

Queria agradecer por essa maravilhosa experiência e oportunidade, a todos aqueles que me auxiliaram nessa jornada: Revista Bicicleta, Shimano Latin America, UBI, Ron, Rich, Natan e John; meus amigos em Los Angeles e Big Bear – CA e o meu camarada João Magalhães.

© Ronaldo Huhm