Leve e não tão caro, kit promete eletrificar uma bicicleta em segundos

Projetado pela marca Livall, o Pikaboost promete converter uma bicicleta tradicional em uma “e-bike”  em segundos.

Projetado pela fabricante americana Livall, o PikaBoost é baseado em uma ideia muito próxima do Clip, kit lançado em 2021. Porém, é mais compacto (6,6 x 33,8 x 13 cm) e aciona a roda traseira onde o Clip está posicionado em cima.

Sem conectores, o sistema Livall pesa cerca de 3k e não necessita de grandes transformações, sendo compatível com qualquer quadro de bicicleta e qualquer pneu, segundo seu fabricante.

Para instalá-lo, nada poderia ser mais simples: basta fixá-lo no canote da bike a ser convertida. A roda de fricção do motor do kit repousa então na roda traseira da bicicleta e pode assim auxiliá-la. Durante as frenagens e descidas, o sistema regenerativo é ativado automaticamente e recarrega sua bateria removível. Com capacidade de 234 Wh, este último oferece até 30 km de autonomia e recarrega totalmente em 3 horas.

© Divulgação

O PikaBoost possui uma luz traseira capaz de emitir uma luz de advertência mais intensa quando o usuário da bicicleta freia. Uma entrada USB no kit também permite carregar um smartphone ou qualquer outro dispositivo enquanto dirige.

© Divulgação

O dispositivo também oferece três modos de condução (Hold, Roll e Sport). Possui trava Bluetooth que aciona automaticamente quando o celular do ciclista está muito longe. Graças ao seu design com índice de proteção IP66, seu motor e bateria podem suportar areia, poeira, chuva e vento.

O lançamento do PikaBoost acontecerá em alguns dias por meio de uma campanha no Kickstarter. Quem se cadastrar no site do fabricante já pode se beneficiar de um desconto “Super Early Bird” de 50% sobre o preço inicial. Assim, passa de 599 para 299 dólares, o que, convertendo para a nossa moeda, seria cerca de 1600 reais. Se funcionar mesmo, o preço é interessante.

E é claro, faltou explicar como é acionado o sistema regenerativo nas frenagens e descidas. 

Fonte

© Divulgação