Os pneus sem câmara são usados com a calibragem reduzida e esse fato pode facilitar o choque do aro contra as pedras ou obstáculos, o que pode causar cortes na lateral dos pneus e também amassar os aros por causa da compressão total do pneus.

© Vittoria Divulgação

O Air-Linner® preenche a linha interna do aro como se fosse um mini pneu maciço, porém, com uma densidade que não afeta em nada a condução e manobra da bicicleta, além de manter o sistema sem câmara normalmente com líquido selante e tudo mais.

O pessoal da Vittoria Brasil disponibilizou, além do Air-Liner®, um par de pneus. Falaremos deles em breve, mas já tive a oportunidade de rodar com eles por cerca de 500 km de estradas de terra com diversas características; até agora sem furos ou surpresas indesejáveis!

Seguindo o manual de instalação que acompanha o produto, em poucos minutos estava tudo instalado.

O Air-Linner® está disponível em quatro tamanhos:
1 S XC / Marathon 1.9 – 2.25
2 M All Mountain / Enduro 2.25 – 2.5
3 L Enduro / Plus 2.5 – 2.7
4 XL Plus / Fat 2.7 – 4.0

A Vittotia disponibilizou um par de Air-Linner® tamanho ( S ) e mais um par de pneus, Vittoria Gato e Vittoria Barzo.

O fabricante destaca quatro pontos que me chamaram a atenção:

Proteção

A roda fica protegida pelo produto por “acolchoar” o aro, criando uma barreira protetora que evita danos em rodas muitas vezes caríssimas, causados pelo impacto mais forte contra obstáculos.

Controle

Como o Air-Linner® reduz o volume de ar no pneu? A redução de volume de ar permite que a compressão e retorno sejam mais controlados, em comparação com o sem camâra tradicional.

Rendimento

Aumenta a estabilidade lateral e, como reduz a deformação, melhora a tração nas subidas e também nas curvas.

Durabilidade

Tem durabilidade estimada em 2.000 horas de uso extremo em provas de enduro e downhill.

Compatibilidade

Pode ser usado até nos aros 29” (700c) e foi desenhado para ser cortado e reduzido de acordo com o tamanho do aro.

© Vittoria Divulgação

Primeiras impressões

Na realidade, é muito dificil notar que se está usando o Air-Linner®, pois, como é um componente oculto dentro do pneus, só se nota quando ele é necessário! O Air-Linner® é importante naquela hora em que você tem certeza que fez besteira ou perdeu a linha e que recebe aquele impacto no aro, que dói na alma

Mesmo com esses choques duros, pode-se seguir firme, pois é possivel sentir o amortecimento antes de colar o aro na pedra. Isso não é fácil de notar, já que é preciso conhecer exatamente como a bicicleta funciona e reage.

Uma vez que se conhece exatamente o comportamento do seu conjunto, é incrivel como a sensação de confiança é melhorada e a pilotagem fica mais solta!

Pilotando com Air-Linner

© Vittoria Divulgação

Usei o Air-Linner® em diferentes situações e terrenos: Caminho da Fé, entre Águas da Prata e Campos do Jordão, Parque Cemucam em Cotia – SP, e Serra do Japi em Jundiaí – SP.

Em todas as diferentes situações, estradões, singletracks, ou um misto disso com muita pedra solta, como no Japi, o conjunto foi muito, muito consistente e transmitiu uma enorme confiança para a pilotagem.

Quando se está numa linha ruim e precisamos trocá-la na trilha, por vezes o receio de amassar um aro ou cortar o pneu nas raízes, pedras e outras surpresas nos limita, mas confesso que fiquei bem corajoso depois de alguns sustos com bons resultados!

Nas curvas, sem dúvida, a tração e o controle são melhorados, pois o pneu deforma muito menos, então se tem uma base mais sólida sem perder aderência.

Em subidas íngremes com pedras soltas e poeirão fofo, muitas vezes, quando tinha certeza que a traseira patinaria, eu era salvo pelo Air-Linner®!

Instalação

O processo é muito simples, basta envolver o Air-Linner® ao aro e determinar o tamanho. Em seguida, fechar o círculo com a abraçadeira fornecida pela Vittoria, e instalar o pneu, adicionando o selante e calibrando!

© Vittoria Divulgação

Após o teste

Depois de usar e abusar do Air-Linner® , chega a hora de revisar o selante dos pneus. Esse processo deve ser executado periodicamente e independentemente do uso do Air-Linner®.

Mas foi bastante interessante observar algumas marcas de forte compressão no polímero, que evidenciam os fortes impactos absorvidos, e como resultado, a ausência de problemas com furos ou cortes.

É interessante notar que o selante que utilizei não teve nenhuma aderência ou interferência no Air-Linner®.