Inovação

O levantamento foi feito com base nos pedidos de patente em andamento nos EUA, em 2022, portanto são projetos que estão em pesquisa e desenvolvimento desde antes de junho de 2021. Não quer dizer que todas estas inovações estarão no mercado futuramente, pois nem sempre a viabilidade comercial se concretiza.

No entanto, pelo empenho dessas empresas em buscar novas soluções para seus produtos ou até mesmo para o mercado de bicicletas em geral, elas já merecem nossa atenção. Confira a seguir as cinco marcas que mais têm processos de patente e fique de olho nas tendências:

© Shimano

Shimano

É a empresa com mais pedidos de patentes (69 no total em 2022). A marca pretende inovar não apenas no seu métier, como câmbios, freios, pedais e conjuntos de rodas dentadas, como também em produtos que ela própria não comercializa, como sistemas inovadores para bicicletas elétricas. Entre eles estão: canote retrátil wireless, controlador sem fio da suspensão, câmbio traseiro com três polias e um setup óptico ou magnético do freio a disco para monitorar as rodas.

© Sram

SRAM

Grupo que engloba as marcas Sram, Zipp, Avid, Truvative, Rockshox e Quarq conta com 39 pedidos de patente, todos de produtos que indicam inovações de seus próprios catálogos, com destaque para suspensão para sistema de freios, uma nova suspensão para gravel, bateria do câmbio traseiro no eixo passante da roda e um sistema de auto-carregamento da bateria do câmbio durante o pedal.

© SPECIALIZED

Specialized

Com 12 processos, inclusive quatro de patentes de design, a empresa aposta na praticidade do ciclista tanto para suas bicicletas quanto para seus acessórios. Três desses pedidos são exclusivos para novas suspensões dianteiras. Outra novidade é que a garrafinha d’água pode ganhar a companhia do café com um novo suporte.

© Campagnolo

Campagnolo

A marca italiana se apresenta com oito pedidos de patente em 2022 contra os 32 que tinha antes da pandemia, sendo que três deles trazem inovações nas rodas e os outros vão desde ajustes nas engrenagens até um cubo traseiro motorizado idealizado a partir de uma tecnologia desenvolvida por sua compatriota Ferrari.

© Canyon

Canyon

De olho nas suas vendas diretas ao consumidor americano, a empresa alemã está com sete pedidos de patente, e dois deles são referentes a , sendo que uma delas é específica para o modelo elétrico. As outras inovações flertam com a tecnologia como cápsulas para a proteção de baterias.


Veja mais: https://rebrand.ly/industrypatentwatch

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike