Tour de France Femmes 2023

Demi Vollering é grande campeã do Tour Femmes 2023.

A holandesa Demi Vollering desbancou a favorita Annemiek Van Vleuten e conquistou a sonhada camisa amarela na etapa rainha, no penúltimo dia. Team SD Workx domina o pódio da etapa final, que teve vitória de Marlen Reusser, Demi Vollering em 2º e Lotte Kopecky em 3º

Ontem (30 de julho) fechou o Tour de France Femmes. Destaque para o Team SD Worx que fechou em alta. Marlen Reusser garantiu a vitória do contrarrelógio de 22,6km da etapa final, 10 segundos à frente de Demi Vollering, 2ª colocada na etapa e vencedora da camisa amarela de campeã da classificação geral depois de conquistar o Tourmalet no sábado. Lotte Kopecky terminou a crono em 3º lugar, a 38 segundos, e encerrou a competição como vice na geral, a 3min03s.

© A.S.O.

As Camisas

Kasia Niewiadoma (Canyon//Sram Racing) terminou em 3º lugar na classificação geral e foi a campeã da classificação da camisa de bolinhas, de montanha. Kopecky encerrou com a camisa verde da classificação por pontos e Cedrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling Team) foi a campeã da classificação de melhor jovem.

Na etapa rainha, no sábado, Demi Vollering deixou sua marca no Tour, com uma vitória solo no Col de Tourmalet. A vencedora ultrapassou a então campeã Annemiek Van Vleuten a 5 quilômetros da subida icônica, ultrapassou a escapada Kasia Niewiadoma e cruzou com 1min50s sobre Niewiadoma e 2min28s sobre Van Vleuten, garantindo a camisa amarela.

© A.S.O.

“Meu objetivo era fazer um bom contrarrelógio hoje porque ontem eu me concentrei apenas no meu ataque e quando Annemiek van Vleuten cruzou a linha, fiquei feliz com a minha vantagem. Não queria que estivesse muito perto antes do contrarrelógio, não sabia se conseguiria fazer um bom contrarrelógio”, disse a campeã. “Foi incrível o que fizemos esta semana. Tivemos muitos altos, também alguns baixos, e mostramos o quanto nossa equipe é forte e o quanto estamos motivadas. Nós nos tornamos mais forte”, completou Demi.

Já a Trek Lidl teve um dia difícil na etapa rainha. Elisa Balsamo e Elisa Longo Borghini ficaram doentes e não largaram. Veronica Ewers também teve que abandonar depois de quebrar a clavícula em um acidente, e depois foi a vez de Marianne Vos que também abandonou.

Yara Kastelijn (Fenix-Deceuninck) foi eleita a ciclista mais combativa da edição do Tour de France Femmes 2023. Na 4ª etapa, a holandesa atacou a menos de 20 km para a meta e conquistou sua primeira vitória profissional.

© A.S.O.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Results powered by FirstCycling.com

Vídeo

© A.S.O.