Muito bem guardada entre as montanhas da Região Serrana do Rio de Janeiro, pertencente à Serra dos Órgãos, se encontra esta notável localidade que, aos poucos, se abre ao cicloturismo como novo destino de excelência. O Vale das Videiras reúne predicados de alto valor quando a proposta é pedalar em segurança, integrar-se à natureza e à cultura local, além de escutar o silêncio, desfrutar de boa mesa, conhecer gente bacana e desejar voltar.

Ao chegar no centrinho da localidade, em frente ao coreto da pracinha, permita-se fechar os olhos e respirar fundo. Em alguns segundos a gente desconecta da estrada de asfalto e se sente inserido em um ambiente onde o tempo, necessariamente, anda um pouco mais devagar.

© Thérbio Felipe M. Cézar

Já consagrado entre os ciclo-endureiros, o Vale das Videiras, junto ao distrito ecológico de Araras, em Petrópolis-RJ, apresenta extensões de Mata Atlântica de extrema beleza, cachoeiras e rios de água límpida por todos os lados, estradinhas de terra conservadas, microclima de montanha, comunidade doce e atenciosa, além de uma estrutura de serviços que se destaca pelo cuidado e bom gosto.

© Thérbio Felipe M. Cézar

Para encarar as cristas do vale com mais de 1.500 m de altitude, basta levantar os olhos, pois elas estão por toda a parte. E se quiser conferir, existem inúmeras vias de singletrack prontas para elevar o nível de endorfina dos aventureiros. Conformado por caminhos rurais que permitem acessar as localidades históricas de Secretário, Rocio, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Paraíba do Sul, o Vale das Videiras é uma hub para cicloturismo e ciclismo ainda inédita na região.

© Thérbio Felipe M. Cézar

Falando em hub (rede de conexões), há quatro anos os empresários Zé Felipe e Felipe Figueira se uniram para criar uma estrutura que fosse a base de apoio de alto nível aos ciclistas que escolhessem a região para pedalar. Fazia falta, àquela época, oferta de alimentação e produtos regionais de padrão superior, bem como local para que os ciclistas pudessem tomar aquela ducha revigorante antes de voltar às suas casas.

© Thérbio Felipe M. Cézar

Nascia, então, o Galpão Caipira, um conceito de hospitalidade e serviços que busca contemplar uma experiência a mais aos ciclistas que acorrem à região. Há um ano e meio atrás, o jovem Luiz Binato de Castro Filho, esportista apaixonado por bicicletas e velocidade, uniu-se ao grupo para incrementar a gestão da área comercial do empreendimento e ampliar a atração de ciclistas e cicloturistas para o Vale das Videiras.

© Thérbio Felipe M. Cézar

Estivemos pedalando por lá a convite deles no último final de semana de outubro. E a experiência foi uma grata surpresa, a começar pela oferta de mountain bikes para alugar da marca Specialized, todas perfiladas à calçada do Galpão Caipira, facilitando a escolha do visitante em levar ou não a sua bike, ou até mesmo, possibilitar que outros turistas que não sejam ciclistas, possam experimentar uma pedalada.

© Thérbio Felipe M. Cézar

Em 2015, mais um nome de peso do cenário de bicicletas do Brasil se une ao grupo. Renato Estrella, que já consolidou sua marca em Ipanema, Barra e Jardim Botânico (Rio de Janeiro), colocou junto ao Galpão mais uma de suas bike stores completas da Specialized, contando com toda a linha de equipamentos, bikes e mecânica para manutenção. Sem falar que, enquanto você espera pela sua bike, a prosa simpática e bem esclarecida com o casal Renato e Márcia e com o jovem e talentoso piloto Thomas Silva, é um predicado a mais.

© Thérbio Felipe M. Cézar

A oferta gastronômica do Galpão é um caso à parte. Em um ambiente super acolhedor e fagueiro com cara de fazenda, você pode degustar iogurtes e queijos regionais surpreendentes e alguns petiscos acompanhados de aguardentes tipo exportação. Mas, se a ideia é ir além, o restaurante do Galpão inclui um cardápio muito bem elaborado com pratos gourmets tanto para desjejum quanto refeições, vinhos de excelente procedência, cafés e delicatessen. Atente para o ravióli de linguiça caipira com molho de jaboticaba ou o ragu de costela com polenta, são simplesmente fantásticos!

© Thérbio Felipe M. Cézar

Ah, e não poderia deixar de destacar. A atenção gentil, educada e hospitaleira do pessoal de atendimento do Galpão Caipira é algo que impressiona. Ainda que deixem o cliente à vontade no ambiente, fazem por onde, em meio a sorrisos que não atrapalham a competência, garantir que os minutos ou horas que ali se passem sejam de bem-estar, comodidades e entrega de serviços que surpreendem.

E se a gente acha que parou por aí, ledo engano. Lembra quando eu comentei sobre a proposta dos idealizadores de ser um ponto de apoio aos ciclistas? Pois então, à disposição se encontram vestiários impecáveis para ambos os sexos, com toda a privacidade, numa embalagem charmosa e produtos Granado. Ao lado dos vestiários, mais um espaço para o deleite dos visitantes, ciclistas ou não: um spa com massagens e tratamentos com pedras quentes, climatizado e silencioso, para deixar o corpo e a alma novos em folha.

© Thérbio Felipe M. Cézar

Mas, vamos pedalar, não é? Em questão de poucos minutos é possível acessar cachoeiras ou seguir pelas estradas do Facão, do Imperador, Fazenda Inglesa ou em direção à Vila Suzana e o Vale das Princesas, quem sabe até chegar ao Mirante do Quilombo, passando por encostas e paredões de ciprestes dos dois lados da via de terra. A altimetria é convidativa, nada que assuste ou que constranja o ciclista, muito pelo contrário. Caminhos não faltam e paisagens à revelia são o que o ciclista encontra por lá.

© Thérbio Felipe M. Cézar

E quando o pedal terminar, junto às mesas do Galpão Caipira, existe uma mesinha com um cesto de toalhas brancas úmidas e geladas para gerar refrescância imediata. Um cuidado com detalhes que faz toda a diferença. E as opções oferecidas ainda culminam num ato final: pode-se escolher relaxar no Spa da Cachoeira, uma área reservada a uma experiência diferente. Em meio à mata tem-se uma espécie de um barracão crioulo com teto verde, duas macas divididas por cortinas brancas de frente para uma cachoeira. No entorno, uma mesa onde, após a massagem, é oferecido um champanhe. Quer mais?

Sim, ainda há muito mais. As Suítes Caipira oferecem um charmoso ambiente de hospedagem para descansar e passar a noite. Há um paraciclo junto à porta de entrada de cada uma das quatro confortabilíssimas suítes, produtos Granado no toilette, máquina de café expresso e frigobar, camas super king size e ar condicionado.

© Thérbio Felipe M. Cézar

Tem-se a poucos metros da pracinha, o centrinho do Vale das Videiras, um outro espaço para experiências gastronômicas, cinema, ateliês, decoração de interiores e muito mais.

Não deixe de experimentar também da hospitalidade e dos sabores do bistrô Lá na Beth. Após caminhar por uma passarela sobre um riacho e entre árvores, você encontra um ambiente super charmoso para degustação de iguarias sob a batuta competente da simpática anfitriã, com atendimento em vários idiomas. A Beth pode ainda reservar imóveis para estadias mais prolongadas.

Uma das excelentes opções para refeição é o Restaurante Nas Videiras, elegante chalé a poucos passos do Galpão Caipira, que conta com um forno à lenha muito bem pilotado, focaccias e pizzas surpreendentes e exclusivas, carta de vinhos recomendada, além de atendimento cortês e profissional, uma das marcas do Vale. O espaço é super agradável e é bastante concorrido nos finais de semana. Vale conferir.

© Thérbio Felipe M. Cézar

A estrutura do Vale das Cachoeiras ainda é contemplada pela forte presença da AMAVALE, Associação dos Moradores do Vale das Videiras, uma entidade que desenvolve oferta de atenções à comunidade e espaços para educação, lazer, saúde e cultura. A feirinha aos sábados pela manhã é um ponto alto do final de semana no Vale das Videiras, reunindo pequenos produtores agroecológicos e suas iguarias, in natura ou preparadas com esmero, tudo isso ao som de boa música ao vivo. Pelo que se percebe, em poucas horas de permanência no Vale das Videiras, a comunidade está bastante bem inserida na produção do lazer e da hospitalidade do entorno, apresentando uma dose generosa de gentileza quando o assunto é servir.

Como citei ao final da introdução deste texto, o desejo por voltar ao Vale das Videiras permanece. Fica a sensação de que encontraram uma fórmula de envolver a comunidade na oferta turística associada ao bem receber, além de oferecer excelentes caminhos para o pedal que interligam atrações naturais e culturais, e de quebra, conservar um ambiente rico em diversidade biológica e suas histórias.

Vale das Videiras: um lugar para regressar mil vezes.

© Thérbio Felipe M. Cézar

“Caminhos não faltam e paisagens à revelia são o que o ciclista encontra por lá.”

GALPÃO CAIPIRA

Estrada Almirante Paula Meira, 8320 – Centrinho – Vale das Videiras
Petrópolis / RJ – CEP 25725-029
TEL: (24) 2225-3072
contato@ogalpaocaipira.com.br
www.ogalpaocaipira.com.br

AMAVALE

Associação dos Moradores do Vale das Videiras

Estrada Almirante Paulo Meira, 8201 – Vale das Videiras
Petrópolis / RJ 1 CEP 25725-029
TEL: (24) 2225-3002
www.amavale.org

LÁ NA BETH GASTRONOMIA

Estrada Almirante Paulo
Meira, 8111 – Vale das Videiras
Petrópolis / RJ – CEP 25725-029
TEL: (24) 2225-3284 / 99246 3773
beth.vale@icloud.com

RESTAURANTE NAS VIDEIRAS

Rua Almirante Paulo Meira 8400
Petrópolis / RJ – CEP 25725-029
TEL: (24) 2225-8162
nasvideiras@restaurante-nasvideiras.com.br

RENATO ESTRELLA BICICLETAS – SPECIALIZED VALE DAS VIDEIRAS

Estrada Almirante Paulo Meira, 8320 lj 4. – Vale das Videiras
Petrópolis / RJ

  • CEP 25725-029
    TEL: (24) 2225-8678
    Horário: Sexta a Domingo: 8 h às 17 h.
    www.renatoestrella.com.br