Diante de temperaturas mais altas, os órgãos de saúde sempre alertam: cuidado com populações de risco. 

Esse é o primeiro conselho: se você é mais velho ou muito jovem, tem algum tipo de problema circulatório ou o calor afeta muito sua pressão arterial, praticar esportes com calor é mais arriscado. Em qualquer outro caso, não é totalmente desaconselhável e, de fato, a ausência de chuva incentiva uma multidão de atletas a sair à rua para praticar esportes no calor.

© Titan Desert

Mas há alguns fatores a se considerar se você decidir praticar esportes com calor: primeiro, a perda de líquidos aumenta drasticamente. Estima-se que praticar esportes com calor faça com que você perca entre 2 e 4 litros a mais de líquido através da transpiração: portanto, o primeiro conselho, se você decidir sair ao sol, é se hidratar bem e constantemente, mais do que o normal, e até mesmo não espere até sentir sede para beber um pouco de líquido. 

© Titan Desert

A segunda dica é que você oriente seu corpo para este novo contexto de altas temperaturas. Como? A coisa mais arriscada para o seu corpo são mudanças repentinas de qualquer tipo. Então, no calor, pelo menos nos primeiros dias, na primeira semana, reduza o ritmo e o tempo, e faça um crescimento sequencial e progressivo do seu exercício, para aclimatar o corpo. De fato, praticar esportes com calor pode ser bastante semelhante às aclimatizações que os atletas de elite realizam como fase preparatória de alguns testes.

© Titan Desert

Portanto, a temperatura máxima em que não é recomendável praticar esportes com calor é de cerca de 38ºC. Mais ou menos nessa temperatura, é aconselhável procurar outra fase do dia com uma temperatura mais baixa, treinamento interno ou suspender um treino.

© Titan Desert

De qualquer forma, se você decidir praticar esportes com calor acima dessa temperatura, considere a desidratação, possíveis cãibras musculares e até desconforto ou dor de cabeça. A vasodilatação que o calor provoca no seu corpo piora a circulação, e esses problemas aparecem com mais facilidade.

Texto: Germán M. Porcel
Brujulabike

© Titan Desert