7 aspectos

Não importa a modalidade que você pratica, pense bem nesses sete princípios sobre saúde física, mental e emocional!

Baseie sua dieta em frutas e vegetais. Claro que você precisa de outros tipos de alimentos, principalmente proteínas, mas a base de sua alimentação saudável deve ser frutas e vegetais. Se a proteína for vegetal, melhor ainda. Claro, não se preocupe em perder peso, trata-se de uma alimentação saudável. Porque emagrecer não é sintoma de saúde ou de performance. E coma muita fibra: você vai melhorar o trânsito intestinal e possíveis problemas na principal área de sustentação do ciclista, o bumbum.

© EnvatoElements

A hidratação é básica. Para eliminar toxinas, digerir melhor e melhorar a pressão arterial, a hidratação é essencial. Geralmente é recomendado cerca de 2 litros de água por dia (sim, água), mas se for um dia de ciclismo costuma ser o dobro. Beba água mesmo sem sentir muita sede. E, claro, nada de álcool ou bebidas açucaradas.

No que diz respeito à nutrição, considere adiantar o horário das suas refeições, as suas 5 refeições diárias. Acima de tudo, tome o café da manhã e o jantar cedo, você melhorará a digestão precoce, dormirá melhor e se sentirá melhor, principalmente se treinar pela manhã.

© EnvatoElements

Tente descansar adequadamente. Não fique acordado até tarde. E acima de tudo, não negocie menos de 7 horas de sono por dia. No mundo do ciclismo, o descanso é parte fundamental de qualquer regime de treino. É mais uma parte do seu planejamento para entrar em forma. Portanto, descanse e entre em uma rotina de descanso saudável.

É melhor sair 3 vezes por semana e fazer 40 quilômetros de speed ou mountain bike, ou mesmo outro esporte, do que fazer em um único dia e fazer 120 quilômetros. No ciclismo, os totais pouco valem. Somente consistência e média contam.

© EnvatoElements

Encontre sua tribo. Os seres humanos são seres sociais, então vá lá e conecte-se. Na verdade, o ciclismo é um excelente esporte de convívio, porque um parceiro de ciclismo contribui muito. E é recíproco. Ele te puxa para cima quando você está para baixo e vice-versa. Ele lhe ensina novos caminhos e você também o ensina. É algo mútuo. Mas isso também ajuda na sua saúde mental: você fala, expressa muitas coisas, se comunica e mantém suas relações sociais. É essencial para uma saúde completa. 

Por último, aproveite a natureza. Não por puro prazer também, mas por saúde. Natureza significa oxigênio de qualidade e vitamina D em abundância. Ou seja, saúde e felicidade respectivamente. Por isso, seja em bicicleta de estrada ou de montanha, procure percursos por espaços naturais ricos. Mais saúde e mais inspiração.

© EnvatoElements

Fonte