Especialistas dão dicas de como conseguir uma boa performance com baixo investimento

Você já pensou em se aventurar no ciclismo, mas desistiu pela fama de ser um esporte menos acessível por conta dos custos? Não desanime! Batemos um papo com o campeão mundial de MTB Henrique Avancini, e com Gabriel Novais, fundador da ​semexe.com​, e trouxemos algumas dicas para desmistificar essa reputação do esporte.

Afinal, ciclismo é um esporte com altos custos?

Avancini explica: “​Muitas pessoas definem o ciclismo como um esporte caro, mas eu não acho que seja, porque você pode começar a desenvolver fundamentos na bicicleta com uma bike simples, que não custa muito. Independentemente da ferramenta que você tem, o importante é saber utilizá-la, e com o ciclismo é assim que funciona. Muitas pessoas querem ter a performance através da bicicleta, mas primeiro você deve desenvolver a habilidade de utilizar qualquer tipo de equipamento, para então se preocupar com os próximos passos.”

“Ter a melhor bicicleta deveria ser preocupação só dos melhores atletas do mundo, quando se trata de disputar um título mundial. Para crianças, jovens, pessoas que estão iniciando no esporte, o mais importante é ser capaz de entender como a sua bicicleta funciona, independentemente da qualidade e do quanto de tecnologia ela tem. A bike mais simples já oferece uma experiência bastante complexa no uso dela, na pilotagem, durante a aplicação de força, e muitas pessoas não se atentam a desenvolver essa capacidade, a ter essa percepção, esse sentimento de conexão do atleta com o material”, finaliza o atleta.

E como fazer, então, para dar um upgrade na bike gastando pouco?

Gabriel Novais, fundador da semexe.com, plataforma especializada em equipamentos esportivos, onde os apaixonados por ciclismo podem comprar e vender com segurança, divide: ​“Muitas pessoas, quando estão avançando no esporte e passando da fase inicial para a intermediária, acreditam que o melhor caminho é trocar de bicicleta para garantir um bom desempenho. Mas uma boa dica é que não precisa trocar o equipamento inteiro. A bike que você tem pode te dar a performance que você busca apenas trocando alguns componentes importantes, como rodas, quadro e até mesmo o câmbio.”

“É possível fazer isso com um custo ainda menor, optando por equipamentos usados de boa qualidade. Isso garante um bom upgrade da sua bicicleta, para utilizar de acordo com suas necessidades. Essa também é uma forma mais consciente de consumo, uma vez que não estimula a produção de novos itens, já que existem inúmeros produtos em bom estado de conservação, que inclusive já demandaram muitos recursos ambientais. Essa é uma forma de democratizar o esporte, e incentivar um consumo mais sustentável de produtos de qualidade”.

Gostou do conteúdo, é fã do Avancini e se interessa em saber como funciona sua preparação antes de um grande evento? Então, vale conhecer a ação ​ Se Prepara, que garante à um sortudo a possibilidade de viajar para um grande campeonato e acompanhar de perto a rotina do atleta.

Henrique Avancini