Red Bull Gravel X tem presenças confirmadas de grandes nomes do ciclismo brasileiro

Com inscrições abertas, primeiro evento de travessia gravel do Brasil será realizado entre 2 e 4 de dezembro, em Timbó, no Vale Europeu de Santa Catarina. Henrique Avancini está confirmado no evento.

Primeiro evento de travessia gravel do Brasil, o Red Bull Gravel X vai reunir grandes nomes do ciclismo brasileiro. Entre os dias 2 e 4 de dezembro, atletas profissionais e outros grandes nomes do gravel, estrada e MTB estarão lado a lado com atletas amadores e aficionados da grande novidade do ciclismo nos últimos anos. Em dois dias de competição eles vão percorrer quase 300 km do Vale Europeu de Santa Catarina, que envolve Timbó, Doutor Pedrinho, Altos Cedros e outras pacatas cidades.

O evento é limitado a 200 ciclistas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas a partir do site oficial do evento.

Entre os grandes nomes do ciclismo brasileiro estão Henrique Avancini, campeão mundial de Maratona Mountain Bike (2018), e Flávia Oliveira, que já foi campeã de montanha do Giro Rosa (2015), o Giro d’Itália feminino. Também estão confirmadas Ana Polegatch, atual campeã brasileira de contrarrelógio, e a triatleta Bia Neres, que disputou o último Mundial de Ironman, em Kona. O start list do Red Bull Gravel X terá ainda o português Tiago Ferreira, campeão mundial de Maratona Mountain Bike (2016). 

“A participação deles reforça o potencial que o ciclismo gravel ganhou nos últimos tempos. Permite que ciclistas explorem a modalidade nesse novo formato, com diversidade de terreno e diferentes graus de dificuldades que o cicloturismo pode proporcionar. Estes fatores também são determinantes para a realização do primeiro evento de travessia gravel do Brasil no Vale Europeu de Santa Catarina, que se consolida como um dos mais desejados destinos de ciclistas”, afirma Ana Lidia Borba, CEOda Flows, que realiza o evento esportivo.

O gravel é a grande novidade do ciclismo nos últimos anos. As bicicletas de gravel misturam características das bikes de estrada, como o guidão curvo e a postura mais agressiva do ciclista, e das mountain bikes, especialmente em relação aos pneus mais largos e com menor pressão. O Red Bull Gravel X traz ao Brasil o formato travessias gravel, que está revolucionando as competições de ciclismo nos EUA e Europa.

© Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Quase 300 km em apenas dois dias

Em seu formato original, os eventos gravel são de longa duração, com percursos de ponto a ponto, mesclando estradas pavimentadas, de terra e cascalho. No Red Bull Gravel X não será diferente. Os atletas percorrerão todo o Circuito do Vale Europeu, normalmente feito em até sete dias no roteiro de cicloturismo, em duas etapas, uma etapa por dia, em 3 e 4 de dezembro.

A base do evento será em Timbó. Na cidade que marca o início oficial do roteiro de cicloturismo no Vale Europeu Catarinense, os atletas largam para a primeira das duas etapas. O percurso tem 156 km, mais de 2.300 metros de altimetria acumulada e 75% em estradas de terra. A chegada será na cidade de Doutor Pedrinho. Ao término da primeira etapa, os atletas deixarão suas bicicletas preparadas para a segunda etapa e retornam em transfer da organização para Timbó.

Os transfers serão realizados por estrada de asfalto, não utilizada pela prova, têm duração de 35 minutos e estão inclusos na inscrição do evento. Na manhã de domingo (4/12), os atletas serão levados para Doutor Pedrinho, que sedia a largada da segunda etapa. Os ciclistas vão encarar 132 km, mais de 2.400 metros de altimetria acumulada e estradas de terra, em terreno ondulado, A chegada da segunda etapa será em Timbó.

O evento tem premiação em dinheiro para os três primeiros colocados no geral, masculino e feminino, e com troféus conforme categorias de faixa-etária. As inscrições podem ser feitas a partir do site oficial do evento.

O Red Bull Gravel X é realizado pela Flows, com patrocínio de Soul Cycles, apoio de Goodyear, Strava, Nomad e Timbó Park Hotel, hotel oficial do evento, e tem o apoio institucional da Prefeitura de Timbó.


Sobre ciclismo gravel

Grande novidade do ciclismo mundial no momento, o gravel tem ganhado cada vez mais espaço e preferência. O formato permite disputas em maiores distâncias e em maior velocidade que as tradicionais maratonas de mountain bike (XCM) e, simultaneamente, dão a chance de desbravar estradas mais bonitas, seguras e com menor movimento, por não serem pavimentadas.

Em 2022, a UCI (União Ciclística Internacional) realizou pela primeira vez um Campeonato Mundial de Gravel, em Veneza, na Itália. A partir do ano que vem, passará a chancelar também um circuito internacional. Atualmente, a grande referência da modalidade é a Unbound Gravel Race, realizada anualmente no Colorado, nos EUA. O evento reúne mais de 4.000 atletas ao longo de quatro dias, incluindo competições de 25, 50, 100 e 200 milhas.

Sobre o Vale Europeu

O Vale Europeu foi o primeiro circuito organizado e planejado para cicloturismo no Brasil. A rota leva os ciclistas, autoguiados, por cerca de 300 quilômetros de estradas de terra e calçamento, em áreas rurais e urbanas dessa região catarinense. O aeroporto mais próximo é o de Navegantes, localizado a cerca de 1h30 de Timbó.