BikingMan Brasil 2021
O BikingMan é uma competição de ultramaratona de gravel que acontece em vários cantos do mundo com algumas etapas durante o ano. Os organizadores são franceses e sempre contam com colaboradores locais para sua realização.
A largada para a edição Brasil foi dada às 5h de segunda-feira, dia primeiro de novembro, da cidade de Taubaté, interior de São Paulo; os atletas tinham o limite das 5h de sábado, no dia 06 para finalizar o percurso de pouco mais de 1.000 km entre os mais diversos tipos de terrenos, desde asfalto, até o pior tipo de lama, ainda contando com inúmeras subidas que ajudaram a fazer com que o desafio passasse de 19 mil metros de altimetria acumulada fazendo com que, sem dúvidas, seja uma das provas mais duras do planeta.
Planejamento essencial para autossuficiência
A prova é ‘’self-supported’’, ou seja, o atleta tem que se virar para concluir o trajeto da maneira que ele puder, como: Decidir o ritmo de prova, onde e se irá dormir, onde vai se alimentar, e por aí vai.
Segurança via satélite
Todos têm em sua bike um ‘spot’, que envia em tempo real sua localização para um servidor via satélite, a qual é disponível publicamente para todos. Assim, os carros de apoio sabem com precisão onde eles se encontram e caso haja emergência, basta clicar no botão ‘SOS’, que o socorro chegará o mais breve possível.
Por mais que devam ser autossuficientes, existe um suporte para todos os momentos de extrema necessidade. Bem como carros de mídia, que estão constantemente próximo dos bikers para além de produzir um conteúdo de qualidade, dar uma sensação de que eles não estão completamente sozinhos.
Menos da metade completaram no tempo limite
O maior desafio para a grande maioria era de ‘’apenas’’ finalizar com segurança, mas nem todos conseguiram. De 67 bikes que largaram, apenas 32 cruzaram a chegada no tempo limite. Mas sempre temos alguns que se destacam e levam tudo isso muito a sério, sendo o primeiro a completar, Fernando Zogaib com 66 horas, 20 minutos depois Juliano Gehrke e em seguida ‘Leo Pedalandopelomundo’ com 79 horas. Os primeiros gringos foram Julian Manrique da Colômbia e o francês Axel Carion, idealizador do Bikingman, competindo pela primeira vez.
GALERIA DE FOTOS