Ciclismo para gerar enormes benefícios para a Europa

O encontro reuniu em Bruxelas 27 Ministros dos Transportes dos países da UE. A Declaração reconhece o ciclismo como prática prioritária e estratégica para gerar enormes benefícios para a Europa. Segundo Cycling Industries Europe (CIE), com o encaminhamento das ações, a previsão é de 1 milhão de novos empregos nos próximos anos.

A declaração contém 36 pontos e está dividida em 8 capítulos:

Desenvolvendo e fortalecendo políticas de ciclismo

Adotar e fortalecer políticas em todos os níveis de governança. Isso inclui priorizar o ciclismo no planejamento urbano e incentivar empresas a apoiarem ações.

Incentivar a inclusão e a mobilidade acessível e saudável

Promover a inclusão social, prestando atenção às necessidades de grupos específicos, como PCD, mulheres, crianças, idosos e pessoas vulneráveis.

© AdobeStock

Criando mais e melhor infraestrutura cicloviária

Garantir espaço adequado para ciclistas, conectar áreas urbanas e rurais, além de fornecer estacionamento seguro para bicicletas e pontos de carregamento para bicicletas elétricas.

Aumentar os investimentos e criar condições favoráveis

Uso de instrumentos como o Fundo Social do Clima, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão para promover e apoiar o ciclismo.

Melhorar a segurança viária e urbana

Priorizar a Visão Zero no trânsito e aumentar a fiscalização e educação com foco na proteção dos elos mais vulneráveis.

Empregos verdes e incentivo à indústria de bicicletas

Criar condições favoráveis para a produção de bicicletas e componentes, estimulando empregos de qualidade e sistemas de bicicleta como os de compartilhamento.

Estímulo à intermodalidade e ao cicloturismo

Facilitar o acesso ao transporte público com bicicleta, estimulando a integração modal para os deslocamentos curtos e longos, com diferentes finalidades incluindo o turismo.

Aprimorar a coleta de dados sobre ciclismo

Estabelecer metodologias para toda a Europa a fim de medir progresso das políticas públicas, incluindo aspectos da malha cicloviária, acessibilidade, serviços, usuários e ocorrências.

Acesse a declaração: https://bit.ly/3U9LCYh