Encerar corrente

A cera é a última tendência quando se trata de lubrificar a corrente, garantindo que ela permaneça limpa por muito mais tempo, reduzindo ao mínimo o atrito e prolongando a vida útil da corrente. Um processo que, no entanto, pode ser complexo de realizar corretamente. Para evitar isso, a Silca, fabricante de ferramentas de bicicleta, lança um kit de enceramento de corrente.

Encerar a corrente é o que há de mais moderno em termos de lubrificação de corrente, não só com o objetivo de que nossa bicicleta ande sem ruídos e as trocas sejam feitas corretamente, mas também buscando um ganho quantificável em desempenho. Na verdade, a Silca afirma que a sua formulação de cera para correntes pode proporcionar uma poupança de até 8 watts.

Uma técnica que remonta há alguns anos, quando a Ceramic Speed ​​​​lançou as suas correntes OVNI tratadas com cera para reduzir ao mínimo o atrito com um preço alinhado com os produtos daquela marca e cuja duração mal chegava a 600 km antes de se tornar uma corrente convencional. Isto coincidiu com a popularização de lubrificantes à base de cera que melhoraram o óleo tradicional na medida em que prometem maior vida útil da corrente, evitando o acúmulo de sujeira na transmissão.

No entanto, os lubrificantes à base de cera sofrem com o fato de tenderem a ter um desempenho pior que o óleo na própria tarefa de lubrificação. Isso porque pela sua natureza é mais difícil para eles penetrarem no interior dos parafusos da corrente, limitando sua ação a uma camada superficial que é expelida da corrente com o uso, por isso temos que aplicá-los praticamente em todas as saídas, principalmente se a bicicleta passou por condições chuvosas ou lamacentas.

Logo, alguns geeks começaram a aplicar o que se conhece como ‘depilação’, que nada mais é do que, a partir de uma corrente perfeitamente desengordurada, dar-lhe um banho de cera quente que possa atingir efetivamente o interior dos elos. Isso prolonga a duração da lubrificação, ao mesmo tempo que a torna mais eficaz. Tudo isso mantendo a limpeza da cera, o que resulta em maior vida útil da corrente ao evitar que a sujeira grude, o que acaba agindo como lixa nos componentes da transmissão.

Para facilitar o processo de ‘depilação’, diversas marcas vêm lançando tanto ceras específicas para esse fim quanto diversas ferramentas para facilitar tudo. Um bom exemplo é o kit de depilação que a Silca inclui no seu catálogo e que inclui um pequeno pote para derreter a cera.

Muitos de vocês vão pensar que esse processo pode ser feito perfeitamente em uma panela em casa, e vocês terão razão, porém, para que a cera tenha uma aderência perfeita à corrente e o tratamento de ‘depilação’ seja o mais eficiente possível, a cera deve ser derretida em uma faixa precisa de temperatura. É isso que este pote da Silca proporciona, permitindo o controle total da temperatura da cera e dos tempos de aplicação, além de ter um útil suporte para colocar a corrente depois de encerada, para que escorra e esfrie.

Além deste pote para encerar a corrente, a Silca tem a sua receita secreta de enceramento, uma mistura de cera e outros produtos com os quais a marca garante que a vida útil da corrente pode ser prolongada até 25.000 quilômetros, além de conseguir uma redução do atrito que se traduz em um ganho de até 8 W.

Fotos: Divulgação Silca

Fonte