Sedentarismo

Médico ortopedista recomenda levantar a cada 40 minutos sentado para evitar inflamações e doenças; problema afeta em especial os gamers

A falta de exercício físico no cotidiano é comum a profissionais de escritório, assim como entre jovens e adolescentes, que passam de seis a doze horas em frente a um computador. Essa prática, por mais inocente que pareça, pode desencadear complicações ortopédicas, diversas doenças, além dos riscos metabólicos a quem deixa de almoçar, de jantar para continuar trabalhando ou jogando sem parar. 

De acordo com Cleber Furlan, médico ortopedista há mais de vinte anos e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a pessoa sedentária está sujeita a mais riscos de saúde do que uma pessoa obesa fisicamente ativa – ou seja, que pratica exercícios regularmente. “No caso da coluna, você vai ter formigamento nas pernas, no braço, dor ao levantar, aumento do colesterol, alterações da visão devido à luminosidade com muitas mudanças de imagens, principalmente nos gamers”, alerta o doutor.

A partir dessas alterações, inclusive, o corpo sofre desgastes que desencadeiam uma série de inflamações, seja da coluna, dos vasos sanguíneos, da musculatura, do cérebro ou dos olhos. Pensando nisso, Furlan recomenda fazer atividades físicas, acompanhadas de alongamentos; levantar a cada 40 minutos sentado, seja para ir ao banheiro, tomar água, caminhar um pouco, melhorar a postura, estender os braços; tudo que estimule o corpo a não permanecer mais que uma hora na mesma posição. 

© AdobeStock

Essas dicas podem prevenir lesões, mas não servem para evitá-las. Ainda assim, é importante para a saúde encaixar atividades físicas, boa alimentação e maior cuidado com a postura no dia a dia. Desta forma, a rotina mitiga os efeitos do sedentarismo, que se observam nas lesões de esforço repetitivo e no desequilíbrio dos cuidados com o corpo. “Ainda hoje, nos ambientes de trabalho, as pessoas gastam horas e horas numa mesma posição, muitas vezes sem qualquer exposição ao sol, dispensando a alimentação adequada e caminhando pouco ao longo do dia”, aponta Furlan.


Quem é Cleber Furlan? 

Médico ortopedista há mais de 20 anos, o Dr. Cleber Furlan é também Mestre em Ciências da Saúde pela FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e Doutorando em Cirurgia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Furlan é especialista em Cirurgia do Quadril, bem como membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. 

Mais informações em https://www.cleberfurlanmedicina.com.br/