Pedal clip

Muitos ciclistas que estão começando com a bicicleta não sabem sobre a existência do pedal clip para ciclismo. Outros conhecem, mas têm receio de usar. Normalmente, muitos não conhecem os benefícios de pedalar clipado e acabam não dando importância para esse tipo de peça na bike. Existe também aqueles ciclistas que têm um certo preconceito sobre o pedal clip.

©FIZIK

A função do Pedal com Clip

O objetivo do clip é dar estabilidade e posicionamento correto dos pés no pedal. Diferente de um pedal de plataforma onde seu pé fica solto sobre o pedal, o clip, como o nome já indica, te prende ao pedal – fica clipado.

Quem nunca usou pode estranhar essa ideia, mas depois de usar um, você nunca mais vai querer pedalar desclipado. Eles fazem muita diferença na sua pedalada. A evolução é sentida nos primeiros usos e você começa a recrutar músculos que parecia que nem existiam. Além disso você se sente mais seguro e protegido no pedal. É como se você ficasse encaixado na bike, como que uma extensão da bike.

Tipos de pedal clip

Existem diferentes modelos de pedais clip e aqui focaremos nas modalidades de ciclismo: mountain bike e speed.

  • Speed – ele possui um taco maior que o de mountain bike por conta do solado liso das sapatilhas da modalidade. A pedalada com o clip proporciona maior pressão nos pedais, gerando maior potência e velocidade.
  • Mountain Bike – ele possui um taco menor. Tem um encaixe e desencaixe mais fácil para facilitar na hora de descer da bike e passar por obstáculos de maior dificuldade. 
©PEDAL.COM.BR

Do que eu preciso?

Para começar a pedalar com o pedal clip é necessário um pedal clip, o taquinho e a sapatilha.

O taquinho é uma peça que fica posicionada embaixo da sapatilha e é através dela que será possível encaixar sua sapatilha no pedal clip, ou seja, clipar. Alguns pedais clip já vem com o taquinho, ao adquirir observe se está incluso ou não.

Já a sapatilha é o tipo de calçado desenvolvido para ciclistas, sua principal característica é a sola rígida, deixando seus pés firmes permitindo grande evolução na pedalada. De baixo da sapatilha existe o espaço para colocar o taquinho, permitindo assim prender a sapatilha no pedal clip

© MXBIKES

O posicionamento dos pés no pedal clip

O pedal clip faz a diferença na sua pedalada justamente pelo posicionamento dos pés nos pedais deforma correta. O taco do pedal, deve estar embaixo da ponta do osso metatarso, conforme a imagem acima. Esse é o ponto de maior força quando pressionado os pés sobre o pedal. Para posicionamento correto é necessário alinhar o taquinho da sapatilha com o eixo do pedal. Não é apenas adquirir uma sapatilha, colocar o taquinho embaixo dela e sair pedalando.

Nesta região dos pés, conseguimos ter o apoio máximo em cima do pedal clip para realização de maior força. Cuidado com o alinhamento… o taquinho não pode estar posicionado para dentro e nem para fora, pois com isso a posição das pernas, joelhos e pés realizarão o movimento de pedalar de maneira incorreta, o que pode provocar lesões. O ideal é sempre fazer um Bike Fit.

© GIANT

Vantagens do pedal clip

Usar o pedal clip além de dar estabilidade e posicionamento correto na bicicleta, traz outros benefícios como:

  • Eficiência na sua pedalada devido a relação da força aplicada e centralizada no pedal com o posicionamento correto dos pés.
  • Você se sente mais confiante nos percursos mais técnicos no seu pedal. Por estar “preso” na bike é possível pilotar de uma maneira mais segura e que proporciona confiança em curvas, obstáculos, sprints, além de outros.
  • Proporciona mais controle da bike, diferente de estar pedalando com o pedal de plataforma.
  • Seu pé não escorrega do pedal, principalmente quando está chovendo e tem lama.
© GIRO

Dicas

É mais fácil do que se imagina.

Se você está decidido a começar a pedalar com o pedal clip, seguem algumas dicas:

  • No pedal clip, você pode deixar o sistema de clipar e desclipar de maneira mais fácil, girando o parafuso no pedal para deixá-lo mais solto possível para desclipar mais fácil, ou seja, sem dificuldade.
  • Para clipar você deve pisar firmemente no pedal clip e para desclipar basta girar o pé para o lado. Faça o teste parado em cada pé e depois pedalando em uma reta, clipe e desclipe quantas vezes quiser.
  • Faça pedais com mais retas e poucas subidas para pegar o jeito de pedalar clipado.
  • E cuidado, não esqueça que você está clipado. Ao parar lembre-se de desclipar. Depois de cair um tombo, nunca mais irá esquecer.
  • Existem modelos de pedal dupla face, um lado com clip e outro com plataforma normal.
Pedal com dupla face – SHIMANO

Baseado no artigo de Camila Suota – Profissional de Educação Física e ciclista, da MXBIKES