fbpx
Início Diversos Onde encontro o número de série da minha bicicleta?

Onde encontro o número de série da minha bicicleta?

O número de série da bicicleta

Cada marca ou tipo de bicicleta pode ter o número de série em um lugar diferente. Está com dificuldades para encontrar o da sua bike? Nessa matéria, vamos falar sobre os principais lugares onde você pode encontrar o número de série da sua bicicleta.

O que é número de série e para que serve?

Cada unidade de bicicleta possui um número único atribuído a ela pelo fabricante. Este número é o número de série. A numeração não só mantém a linha de produção organizada, mas também ajuda o fabricante a saber para onde cada unidade foi – especialmente se for necessário fazer um recall. Também é útil para saber a data de fabricação e que peças são compatíveis com o modelo da bicicleta. E ainda é a melhor maneira de comprovar que a bicicleta pertence a você.

O número de série deve estar na nota fiscal da bicicleta e no quadro. Isso é importante como comprovação de propriedade, e essencial caso seja necessário acionar a garantia ou preencher um boletim de ocorrência em caso de furto. Ao comprar uma bike usada, o número de série continua sendo importante. Se ele estiver ausente, riscado ou coberto, pode ser que seja uma bike roubada! Mesmo com o número na bike, é bom conferir. Atualmente, é possível confirmar isso em bancos de dados, que se baseiam justamente no número de série.

Onde encontro o número de série da minha bicicleta?

A localização do número de série varia muito. Não é algo que fica claramente exposto, mas também não deve ser difícil de encontrar. Quando a bike é feita de metal, geralmente o número de série é gravado em baixo relevo no metal. Já em bikes de carbono ele aparece em um adesivo ou código QR.

Se sua bike é full-suspension, cuidado para não confundir o número de série com números de peças que aparecem na balança da suspensão traseira. O número de série estará no triângulo dianteiro do quadro.

© (Divulgação Santa Cruz)

Localizações mais comuns do número de série:

© (Divulgação Santa Cruz)

Dica de ouro

Você não precisa decorar o número de série da sua bike. Mas é bom ter algum registro dele. Você pode, por exemplo, tirar uma foto e guardá-la em um lugar seguro, como um serviço de armazenamento em nuvem. Também pode anotar ou fazer uma cópia da nota fiscal, desde que o número de série fique claramente visível.

Outra dica é registrar a bike diretamente no site do fabricante. Atualmente a maioria dos fabricantes tem esse recurso disponível. Também é possível usar serviços on-line específicos para bikes já mencionados, que funcionam como uma documentação nacional para bicicletas.

Números de série inteligentes

Recentemente, surgiu no Brasil um grande aliado à segurança da bike que, naturalmente, envolve o Número de série. A BikeHero, uma startup Brasileira de IOT está profundamente envolvida com a criação de um novo padrão de rastreabilidade baseada na rede Blockchain, transformando números analógicos em verdadeiros portais para conectar marca e consumidores.

© (Divulgação Santa Cruz)

“Temos experiência na análise de numeração de centenas de marcas e identificamos que a grande maioria adota diferentes padrões ao longo dos anos e algumas sequer conseguem rastrear para quais lojas um determinado lote foi distribuído, tornando-as totalmente dependentes da nota fiscal apresentada pelo Bikeshop. Outro problema comum e que causa muita confusão entre lojistas e consumidores, é a existência de diferentes numerações na mesma bicicleta, já que muitos fornecedores adotam um controle próprio de quadros exportados e no Brasil a marca decide adotar outra marcação. Nossa tecnologia foi desenvolvida para resolver definitivamente este problema e acreditamos que sem dar este passo, o mercado de bicicletas perderá espaço na guerra dos veículos sustentáveis do futuro!”, nos conta Duilly Cicarini, CEO da BikeHero.