Mercado de e-bikes

Mercado de e-bikes espera crescimento de US$ 120 bilhões até 2030.

A Ásia-Pacífico representa a maior fatia do bolo, com uma participação de mercado de 42,5% em 2022.

Até pouco tempo atrás, quando se falava em bicicleta elétrica, muitos ciclistas e simpatizantes da cultura da bicicleta torciam o nariz. Esse receio inicial tem uma explicação: a e-bike era vista como uma ameaça à bicicleta comum, movida somente a tração humana. Mas as coisas mudaram… e muito.

Na última década, o mercado de e-bikes no mundo deu um salto impressionante. Cada vez mais, pessoas estão optando por elas. Começou com as urbanas, foi pra trilha, asfalto, cascalho…. o céu é o limite. Houve um avanço tremendo na fabricação e tecnologia das e-bikes nos últimos15 anos.

E as boas novas só aumentam. Segundo um relatório do Fortune Business Insights, a estimativa é que até 2030 esse mercado poderá valer incríveis 120 bilhões de dólares.

Além da modernidade das elétricas, o mercado se expande também devido à crescente preferência por meios de transporte alternativos… economia, mobilidade adequada, e a questão ambiental, ditam o ritmo. O relatório da Fortune Business Insights afirma que o aumento do custo do combustível tem sido um importante fator impulsionador da adoção global da mobilidade eléctrica, juntamente com o desenvolvimento de infraestruturas concebidas para integrar as bicicletas na mobilidade convencional. 

© TREK

EXPANSÃO

A previsão, segundo o Fortune Business Insights, é de que o mercado atinja um valor de 120 bilhões de dólares até 2030, com um aumento anual composto de 15,6%. Em conjunto com o crescimento previsto para o mercado de bicicletas elétricas, a Vantage Market Research publicou um relatório semelhante detalhando os dados relativos à crescente popularidade das e-bikes. O relatório afirma que a região Ásia-Pacífico é o maior mercado para e-bikes, com uma participação de 42,5% do bolo no cenário global em 2022. A Europa ocupa o segundo lugar, como muitas cidades em países importantes como França, Alemanha e os Países Baixos que adotaram uma posição muito mais favorável em relação aos dispositivos de mobilidade elétrica. O mercado norte-americano está em terceiro lugar e atualmente testemunha um aumento no uso de bicicletas elétricas.

© TREK

POSICIONAMENTO

O relatório também destacou que as cidades e áreas urbanas são os lugares onde as e-bikes são mais populares, com 55,6% do mercado global em 2022. Já o segmento recreativo, que inclui bicicletas de alto desempenho e voltadas para esportes, como e-MTBs, Gravels e Roads, ficou em segundo lugar. As cargueiras vêm em seguida, uma vez que engloba veículos de duas rodas especializados, destinados ao transporte de carga e entregas.

Entre os principais players na esfera global das bicicletas elétricas estão várias empresas que são nomes conhecidos na indústria do ciclismo. Nomes como a Trek Bicycle Corporation dos EUA, bem como a taiwanesa Giant Manufacturing Co., continuam a ser players dominantes no mercado atual de bicicletas elétricas. Outros nomes notáveis ​​incluem o Grupo Accell da Holanda, Derby Cycle da Alemanha e Mahindra & Mahindra da Índia. E, é claro, muitos players chineses estão em ascensão. 

© TREK