A hidratação é um dos fatores mais importantes – juntamente com a comida – para que tudo corra bem durante nossos passeios de bicicleta. De fato, a falta de hidratação pode causar uma queda significativa no desempenho em questão de minutos. Mas quando andamos de bicicleta, além de consumir água, é necessário substituir os sais minerais que perdemos no suor. É aí que entra o isotônico.

bebida isotônica caseira

Esta receita para fazer uma bebida isotônica caseira é muito rápida e você pode deixá-la preparada no dia anterior, se quiser. Você pode fazê-la em uma jarra e depois transferir para onde preferir. Embora as medidas sejam para um litro de água, dá para ajustar as quantidades para os litros necessários.

Ingredientes

  • 1 litro de água (de preferência, mineral)
  • 1 colher de sopa pequena ou de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa pequena de sal marinho iodado
  • 2 colheres de sopa de açúcar (você pode substituí-las por mel, se quiser)
  • suco de 2 limões, ou da fruta que você mais gosta
bebida isotônica caseira de limão

Preparação

Misture todos os ingredientes até que haja uma bebida homogênea. Essa receita prática e fácil fornece todos os nutrientes necessários para se hidratar bem. Além disso, você pode mudar o sabor quando quiser, usando várias frutas.

Uma palavra de cautela: é essencial sempre beber isotônico?

Muitas pessoas estão literalmente viciadas em bebidas isotônicas e esse tiro pode sair pela culatra. Para começar, o grande número de bebidas isotônicas no mercado se deve ao fato de que cada uma delas possui nutrientes e sabores muito diferentes, e nem todas são adequadas a qualquer momento. Por exemplo, em viagens curtas – menos de 90 minutos – a uma intensidade moderada e sem calor excessivo, beber apenas água seria suficiente. E livraríamos nosso corpo dos açúcares e corantes das bebidas mencionadas. Porém, em passeios mais longos, eles são uma fonte de sais e minerais – alguns incluem carboidratos – quase indispensáveis.

bebida isotônica caseira

Texto: Ignacio P.

Fonte da matéria