QUANDO O SELANTE DOS PNEUS TUBELESS DEVE SER SUBSTITUÍDO? QUE QUANTIDADE?

Você decidiu instalar pneus tubeless na sua bike? É sem dúvida uma boa decisão. Você vai notar facilmente como o pneu é mais difícil de furar, e com isso, você vai pedalar bem mais tranquilo.

Existem, porém, algumas coisinhas a observar. Pneus tubeless precisam de líquido selante dentro deles (ao menos os de bicicleta), e no fim das contas, esta é mais uma ajuda para evitar um pneu vazio durante uma pedalada.

Mas e agora, quanto selante devo colocar? Quando devo fazer isso? Bom… esta matéria está aqui para ajudar com isso.

© Scott

Quando e por que usar líquido selante

Estamos levando em consideração que você já usa selante nos seus pneus sem câmara. Ou ainda não? Talvez você tenha comprado a bike pronta, montada e com pneus inflados e não tenha parado pra pensar nisso. Mas não se preocupe, colocar selante é relativamente fácil, caso você não queira levar a bike em uma oficina. Você pode inserir o líquido selante diretamente no pneu através da válvula, removendo o miolo dela. Antes de injetar o líquido você deve saber que, se você tiver uma válvula Schraeder ou uma Presta, o processo é semelhante, mas é feito com chaves diferentes. Basta remover a trava do miolo da válvula e puxar ela pra fora – com o pneu vazio, pelo amor de Deus – para poder colocar o líquido. Existem vários tutoriais no YouTube sobre isso, é muito simples.

Mas o foco desta matéria é quando trocar e como cuidar de pneus tubeless e do selante.

© Brujulabike

Quando trocar?

Primeiro de tudo, não existe um calendário padrão, como o da troca de óleo do seu carro. Por exemplo, se o selante estiver funcionando bem, deixe ele lá. Só seria necessário trocar quando trocar o pneu. Naturalmente, isso se aplica pra quem pedala muito e gasta mais de um jogo de pneus por ano. Mas se você não gasta tanta borracha assim, talvez 3 a 5 meses seja um tempo razoável para verificar o nível e qualidade do selante. Também é interessante analisar a embalagem ou site do fabricante, e ver quanto tempo ele recomenda para troca do selante.

Quanto colocar?

Temos aqui algumas doses recomendadas para Mountain Bike de acordo com o tamanho da roda. Isso pode variar de acordo com o modelo de selante que você usa:

MTB 26”: entre 60-80 ml

MTB 27,5″: entre 80-100 ml

MTB 29”: entre 90-120 ml

Fat bikes: entre 170-200 ml

© Brujulabike

É muito importante que, ao preencher o pneu com líquido, principalmente se for após uma troca de pneu, você se certificado de ter instalado corretamente o pneu, se não deseja experiências desagradáveis e desperdício de líquido selante.

Como faço a manutenção de pneus tubeless com selante?

As vantagens do tubeless com selante são bem conhecidas: menos furos, menor peso, melhor conservação da pressão. Mas como mantenho as coisas assim?

© Brujulabike

Algo importante a fazer é verificar frequentemente a pressão dos pneus. A pressão é um bom modo de ver o desempenho do líquido, e um bom alarme, caso algo dê errado. Se o líquido tiver selado o pneu, ou se tiver falhado e a roda tiver perdido ar, a verificação da pressão é quem vai dizer se o selante fez um bom trabalho ou se alguma coisa não está funcionando como deveria. 

Líquidos selantes podem evaporar lentamente, além de perder capacidade e propriedades ao longo do tempo. Por isso, indicamos em torne de 3 meses de tempo de troca. É claro, depende muito do uso. Pode ser que em meio ano, você verifique e ele ainda esteja ótimo. Mas por uma questão de prudência, verifique a cada três meses.

Uma última dica: parece simples, mas é útil; gire as rodas de vez em quando e as ouça de perto. Você ouvirá o movimento do líquido correndo pelo pneu. Com o tempo, saberá identificar a quantidade aproximada que resta no pneu apenas por ouvir ele girando.