Orbit Drive

A tecnologia Driven que promete revolucionar o mundo das ebikes,

Seria essa a ebike do futuro?

Promessa de 16.000 km sem manutenção, mudanças automáticas e sem corrente.

O sistema Orbit Drive conjuga o sistema de mudanças com o motor, reduzindo radicalmente a sua manutenção, além de prometer uma autonomia 20% superior.

© Driven

O bom e velho diferencial

O sistema Driven, combina e se baseia nos últimos 20 anos de inovações em veículos híbridos e em mais de 100 anos de diferenciais cônicos, colocando um sistema planetário diferencial no meio de uma ebike. Este diferencial permite que duas entradas (piloto e energia elétrica) se combinem em uma saída que aciona a roda traseira.

© Driven

Mudanças automáticas, mais autonomia, manutenção mínima, transmissão integrada no motor sem mecanismos externos (como desviadores) e travagem regenerativa são os principais argumentos da tecnologia Orbit Drive. Pelo menos no papel tem tudo para triunfar, e revolucionar, no mundo das ebikes. O sistema não é novo, já no ano passado a mesma empresa apresentou um protótipo com CVT (Continuosly Variable Transmission), ou seja, uma transmissão contínua, sem saltos de mudança em mudança, como acontece, por exemplo, nos carros com mudanças automáticas. O novo sistema, controlado eletronicamente, também pode ser configurado para simular o funcionamento de uma transmissão tradicional, com saltos e desmultiplicações fixas.

© Driven

O sistema é compacto e recebe movimento de três partes: da pedalada, da assistência do motor e de um segundo motor elétrico que controla a desmultiplicação com a sua velocidade de rotação.

© Driven

Quando não está em funcionamento, a bicicleta fica na mudança mais leve e quanto mais rápido andar, mais a desmultiplicação se adapta às exigências do utilizador. O movimento pode ser transmitido à roda traseira através de um eixo, tipo cardan, ou através de uma correia ou ainda de uma corrente tradicional.

© Driven

Veja o vídeo:

Mais detalhes em https://madebydriven.com/technology/.